Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

31/10/2016 09:05 - Black Friday é esperança para comprar barato e vender bem

Black Friday é esperança para comprar barato e vender bem


Promoção é esperada tanto por quem quer economizar quanto por quem quer aquecer as vendas
Três em cada quatro brasileiros que fazem compras online já participaram de alguma edição da Black Friday, de acordo com levantamento do Google. Em 2012, a participação foi de 22%. No ano passado, subiu para 64% dos usuários. Neste ano, a megapromoção do e-commerce acontece no dia 25 de novembro, e a expectativa não é apenas de quem está ansioso para comprar mais barato, mas também dos lojistas, que esperam um alento em meio a um ano bem difícil para o varejo.

“É uma oportunidade imperdível para o comércio, pois será possível girar o estoque e conseguir vender mais. Já para o consumidor, é uma excelente chance até mesmo para antecipar a compra de presentes de Natal, pois em dezembro ninguém vai encontrar grandes descontos como os da Black Friday”, destaca o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), Marco Antônio Gaspar.

Segundo levantamento da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), no ano passado, na sexta-feira da liquidação, foram vendidos R$ 1,5 bilhão. Neste ano, a expectativa é de aproximadamente R$ 2 bilhões.
A aposentada Elza Silva, 74, precisa mobiliar o novo apartamento e está apostando suas fichas na Black Friday. “No ano passado, eu comprei uma geladeira e uma máquina de lavar e consegui economizar quase R$ 2.000. Agora eu quero comprar camas, sofá, televisão e várias outras coisas. Então já vou começar a pesquisar os preços para me preparar para o dia da promoção”, destaca.

Embora seja tradicionalmente virtual, as lojas de rua também aproveitam a Black Friday para aquecer as vendas. A presidente da Associação dos Empresários da Barão e Silva Lobo (ABSL), Letícia Novais, diz que os lojistas estão dispostos a dar descontos de até 70%. “O ano foi muito difícil. As vendas caíram 15%, em média. Agora é um bom momento, mesmo porque já tem muita gente pensando em presentes de Natal”, afirma. Na própria loja, a Let’s Sports, Letícia, além de alguns produtos com descontos maiores, vai vender todos os outros itens por, no mínimo, 10% a menos. “Na crise, a gente tem que ter muita criatividade”, afirma.

Preparação. A Black Friday é no dia 25 de novembro e começa na virada de quinta-feira para sexta-feira. Mas é comum que tanto sites como lojas físicas estendam a promoção por mais tempo. Para comprar e vender bem, o consumidor e o vendedor precisam se preparar. “O lojista não pode deixar para planejar em cima da hora. Tem que negociar com o fornecedor e se preparar”, afirma Gaspar.

Segundo levantamento feito pelo Sebrae e pela camara-e.net, em 2015, as maiores dificuldades para os lojistas foram o envio de produtos (39%) e a instabilidade da loja virtual (18%).

Quase metade vai antecipar compras de Natal
Segundo levantamento da empresa especializada em serviços de e-commerce E-bit, 44% das compras na Black Friday serão feitas com o objetivo de antecipar os presentes de Natal. Entre as aquisições, 59% serão para uso próprio, 24%, para familiares, 14%, para presentes e 3%, com outras finalidades. Os produtos com maior intenção de compra devem ser eletrônicos (34%), eletrodomésticos (28%), telefonia e celulares (27%), informática (23%) e casa e decoração (13%).

A expectativa é de um crescimento de 30% nas vendas em relação ao ano passado. A pesquisa aponta ainda que o interesse pela megapromoção aumentou. Em 2015, 81% dos consumidores online tinham intenção de participar. Em 2016, esse percentual subiu para 84%.

Fonte: Jornal O Tempo 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>