Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

27/10/2016 10:15 - Varejo nos EUA vai bem apesar de pessimismo de grandes redes

O desemprego nos EUA está muito baixo. Os preços da gasolina também. Praticamente não existe inflação. O valor das residências continua subindo. Há ganhos salariais legítimos. O mercado acionário está em alta neste ano e perto de um recorde. Tudo isso levou o indicador de confiança do consumidor para o nível mais alto em cerca de uma década.

"Toda métrica ligada ao consumidor está melhor agora do que nos últimos anos", disse John Kernan, analista da Cowen & Co. "O consumidor está em uma posição muito boa agora."
Mas não tente dar essa boa notícia aos executivos de algumas das maiores e mais antigas redes de varejo dos EUA. Chefes cansados adotaram um bordão do setor para ajudar a explicar os resultados fracos. Para o CEO da Target, Brian Cornell, foram "os desafios que estamos enfrentando em um ambiente de varejo difícil".

A Gap considera o ambiente "difícil", disse o CEO Art Peck. E Arthur Martinez, presidente da Abercrombie & Fitch, considera essas condições "desafiadoras". O termo foi adotado pelas redes de lojas de um dólar (Bob Sasser, CEO da Dollar Tree: "É um ambiente de varejo bastante desafiador") e pela controladora da Men's Wearhouse (Doug Ewert, CEO da Tailored Brands: "O ambiente de consumo e varejo é cada vez mais incerto"). O CEO da Barnes & Noble, Len Riggio, foi mais direto. "O ambiente de varejo não é bom neste momento", disse ele. "Na verdade, é terrível."

Desculpa

Por trás do clichê existe uma dura realidade que esses executivos querem evitar. "Todas essas alegações de que o consumidor não está gastando são desculpas, principalmente de equipes de administração cujos produtos são menos relevantes", disse Kernan.
"O consumidor está realmente movendo a economia dos EUA, portanto é um pouco ridículo ouvirmos a desculpa de que o ambiente macroeconômico não é bom."

Então é um ambiente desafiador para essas empresas específicas, diz Ken Perkins, presidente da empresa de pesquisa Retail Metrics, e não para o conjunto dos gastos dos consumidores. A Amazon.com é um problema óbvio para quase todos os varejistas consolidados, graças à disparada do crescimento e à maior participação no mercado.
Também há novas marcas, como a Bonobos ou a Fabletics, que, juntas, levaram US$ 200 bilhões em vendas anuais para longe das grandes redes nos últimos cinco anos, segundo uma pesquisa da Deloitte.

Outro obstáculo que não vai desaparecer é a tendência a gastar mais em experiências como viagens e aulas, que rendem publicações muito melhores no Instagram, no Facebook e no Snapchat. "As redes sociais realmente estimularam um ambiente de 'fazer coisas', que não é o que os varejistas vendem", disse Perkins.
Portanto, não vai ser bonito quando a economia dos EUA parar de crescer e os americanos realmente cortarem seus gastos. "Um banho de sangue", disse Kernan, o analista da Cowen. "As coisas só vão piorar".    
   
Fonte: Varejista.com.br

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>