Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

20/10/2016 10:55 - Web cria mercado nacional para o varejo

A internet derruba divisas e amplia o alcance das lojas. Na web, além de vendas, marketing e relacionamento com o consumidor


As redes sociais aumentaram o tamanho das lojas. Não no espaço físico, mas no poder de alcance. O consumidor local ainda é o principal, mas em boa medida já há novos alvos para além das divisas do estado. Um exemplo desta nova era é uma loja tamanho P. Tem compactos 60 m² de área de venda e igual tamanho de estoque, mas virou um case, com clientes em todo o Brasil. A Homem do Sapato tinha até ontem 78 mil seguidores no Instagram, a rede social onde imagem é o que conta.
 
O homem da Homem tem 32 anos de idade e experiência como gerente em uma rede nacional do setor. Jhonatan Rêgo, diretor e criador da marca tem clientela em diversas cidades, como Recife (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ). Isto tudo em apenas dois anos de mercado. A fama avança a passos largos e ele já formata a primeira franquia. Sem revelar a data, ele anuncia para breve a estreia em Goiânia (GO) e Teresina (PI).

De 2014 para cá, ele segue com a única loja física, na rua Torres Câmara, na Aldeota. Mas o homem adverte: o online só funciona se o real estiver bem. Tendo começado a carreira ainda como vendedor, Jhonatan diz saber bem o valor do corpo a corpo real. Nas vendas, ele iniciou ligando para os clientes e avisando que tinha novidades. Depois, passou a visitá-los em casa e expor os sapatos pessoalmente. A propósito, foi assim que Jhonatan ficou conhecido como o homem do sapato.

Enfim, a tática no mundo real ele mantém com o comércio eletrônico. Para isso, comprou um Smart - apostando no chame do modelo. É no carrinho subcompacto da Mercedes-Benz que ele faz visitas ativas aos clientes que não têm tempo de ir à loja. E, como uma ferramenta auxiliar, utiliza a influência dos artistas. “Eu sou muito desse meu marketing”, ufana-se. Jhonatan tem uma galeria de clientes, celebridades ou candidatas, em meio a 4.500 postagens.

Próximo ao cliente
Seja nas mídias convencionais, redes sociais ou eventos, o importante é a comunicação com o cliente. Liduína Azevedo, gestora de Marketing dos Mercadinhos São Luiz, diz que o foco da empresa é nos segmentos de hábitos saudáveis e gastronomia. “Percebemos que por meio desses assuntos nos aproximamos mais do nosso cliente. Entendemos que o nosso público busca informação, quer saber mais sobre os produtos que consomem”.
Na revista, distribuída em todas as lojas, há dicas dos Mercadinhos São Luiz sobre os produtos, receitas e de harmonização dos alimentos com bebidas. Nos eventos, a empresa busca trazer experiências aos consumidores. Exemplo é o Costume Saudável, com workshops sobre hábitos saudáveis, degustações e a presença de nutricionistas.

“Acreditamos que com isso temos um resultado não só em vendas, mas também conseguimos fidelizar o cliente, pois eles passam a nos ver como muito mais que um supermercado, mas como uma fonte de informações e experiências”, diz. O mix de atividades no físico e no online é importante para crescer. Afinal, para Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o online é uma ferramenta que ajuda a venda, mas não a determina. “Com o uso das redes sociais, o comércio pequeno se comunica mais. Porque é uma ferramenta mais fácil e disponível de graça”, afirma.

Fonte: O Povo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>