Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

03/04/2009 12:42 - Migração para produto barato é tendência global

A migração dos consumidores para produtos mais baratos e marcas próprias das lojas passou a ser global, com o aprofundamento da crise econômica.

 

Uma nova pesquisa da Nielsen sobre o comportamento do consumidor em 11 das maiores economias do mundo constatou uma mudança consistente no comportamento das pessoas logo depois que a economia do país entra em declínio.
"Os consumidores podem ser bastante graduais em sua mudança de comportamento", diz James Russo, o vice-presidente de marketing da Nielsen. "Mas o que essa recessão nos mostrou é que os consumidores estão fazendo mudanças rapidamente."

 

A Nielsen planeja divulgar hoje a primeira edição de seu termômetro mundial do comportamento do consumidor. A empresa de pesquisa já acompanha tendências de consumo ao redor do mundo. Sua mais recente iniciativa é a primeira a fornecer um quadro único, abrangente, dessas tendências ao redor do mundo com base em seus dados de varejistas, painéis de consumidores e contatos locais.

 

O estudo acompanha mudanças em 11 dos 12 países com maior produção econômica: Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Rússia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

 

A Nielsen planeja atualizar os dados mensalmente para avaliar mudanças dos consumidores em termos de confiança, gastos, hábitos de compras e usar as promoções para identificar mudanças de comportamento, afirmou Russo.

 

A primeira divulgação cobre o período até janeiro e mostra os consumidores dos EUA, Alemanha e Espanha sob forte pressão. A Espanha, cuja economia foi duramente atingida pela crise, mostrou uma mudança particularmente acentuada entre dezembro e janeiro, com os consumidores rapidamente migrando para marcas próprias de lojas à medida que a recessão piorava.

 

Mundialmente, o estudo constatou que os consumidores estão reduzindo as compras, migrando para marcas de lojas e usando mais promoções, um reflexo do enfraquecimento da confiança. Eles também mostraram sinais de diminuição do número de visitas às lojas, mostrando sinais "moderados" de estocar os produtos de que precisam.

 

"O que foi interessante é a uniformidade de comportamento ao longo dos países", diz Russo. "Essa consistência em seu comportamento realmente reflete o fato de essas economias serem muito interligadas."

 

Com muitos países seguindo os EUA para a recessão, os resultados de janeiro ofereceram um sinal de esperança: os consumidores americanos aumentaram o número de visitas às lojas em 1,5% durante o mês, revertendo uma tendência de redução que durava seis meses.

 

Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>