Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

14/10/2016 14:13 - Vendas cresceram em 67% das lojas de MG no Dia das Crianças

Pesquisa da FCDL de Minas Gerais apurou ainda que o aumento médio, em relação a 2015, foi de 27%


Mais da metade dos lojistas de Minas Gerais viram as vendas aumentar no Dia das Crianças. Em pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), 67% dos empresários afirmaram ter comercializado mais produtos na comparação com a mesma data no ano anterior. Nesse grupo, o incremento médio observado foi de 27%. O tíquete médio no Estado, segundo o relatório, ficou em R$ 250.
 
Em contrapartida, 27% dos comerciantes entrevistados relataram queda na comercialização, que foi em torno de 25% frente a 2015. Analista de economia da FCDL-MG, Vinícius Carlos explica que as regiões com menor renda per capita foram as que tiveram o pior desempenho, com as vendas variando entre R$ 50 e R$ 100. O levantamento foi feito entre empresários dos ramos de brinquedos, vestuário, eletrônicos e gêneros alimentícios. A data foi indiferente para 6%.
 
Para estimular os consumidores a deixarem de lado o comportamento mais contido e irem às compras, os lojistas investiram em ações diversas, como promoções, extensão do prazo de pagamento em várias parcelas, brindes e muita divulgação. Os estabelecimentos situados em shopping centers e grandes centros comerciais ainda contaram com os quesitos segurança e aumento do fluxo no feriado como vantagem para potencializar o comércio.
 
“O lojista está bem ciente do que está acontecendo e buscando melhores ferramentas para mitigar esses efeitos (da crise), como promoções e dilatação dos prazos, o que é muito importante neste momento, porque o consumidor está com a renda bastante comprometida. Com essa ampliação do prazo, o lojista pode evitar, muitas vezes, a perda de uma venda”, avalia Vinícius Carlos.
 
Ainda cautelosos quanto ao cenário de crise econômica que persiste no País, os consumidores optaram por presentear com itens mais essenciais ao dia a dia, como roupas, artigos mais duráveis de utilização no cotidiano, entre outros, em vez dos desejados brinquedos. A possibilidade de dividir a conta em mais vezes acabou fazendo a diferença para o faturamento do varejo.
 
“É uma estratégia muito criativa, inovadora. É você ler o mercado e ver que o consumidor está inadimplente, mas que você precisa de uma saída para manter a sobrevivência do negócio. Então, tem de encontrar soluções em um mercado recessivo, para conseguir ir adiante”, completa o especialista.
 
Crise econômica, inflação e cautela do consumidor foram, segundo os entrevistados, os principais fatores que contribuíram negativamente para as vendas no Dia das Crianças. No momento da compra, pesaram contra os mineiros questões como endividamento, inadimplência, preocupações com o futuro e o destino do 13º salário.
 
O analista de economia da FCDL-MG destaca que, para o comércio, de modo geral, o 12 de outubro é uma excelente oportunidade de se avaliar o mercado e buscar alternativas para melhorar as vendas de fim de ano, principalmente no atual momento econômico vivenciado pelo Brasil.
 
“O Dia das Crianças é um termômetro para o Natal. Na data, os lojistas podem testar estratégias, produtos, para que no Natal possam aplicar isso de modo mais concreto. Com certeza, é um período para se avaliar o que deu certo e melhorar isso. É a hora de fortalecer os pontos fortes”, conclui.
 
Fonte: Jornal Diário do Comércio de Minas

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>