Economia
03/10/2016 09:31 - Alta renda tende a migrar para cartões de loja
A restrição bancária tem impulsionado consumidores para o crédito mais fácil e aumentado a busca dos varejistas pelo plástico próprio como forma de aumentar vendas e fidelizar clientes
São Paulo - Com a maior restrição de recurso bancário, clientes de alta renda migram para cartões de crédito focados em classes mais baixas, e plásticos oferecidos por varejistas ganham força no mercado. A inadimplência no segmento, no entanto, preocupa especialistas.
Levantamentos realizados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que quatro entre dez consumidores possuem cartão de loja e que, do total de compras realizadas nesses plásticos, 73,1% dos usuários acabam com o nome no cadastro de devedores.
De acordo com a economista-chefe do birô de crédito, Marcela Kawauti, com os financiamentos tradicionais mais seletivos ante a alta inadimplência, os cartões oferecidos por lojas ganham força entre os consumidores.
"É a forma que as pessoas encontram para conseguir recursos. Mas é preciso cuidado, porque sempre que o crédito é fácil, o juro é alto e a dívida, cara", identifica a economista.
Os últimos dados do Banco Central (BC) apontam para uma queda de 7,7% nas concessões de agosto em relação a igual mês do ano passado.
Para José Renato Simão Borges, presidente da Credz, no entanto, as compras não são feitas apenas por consumidores das classes C e D, para os quais esses cartões são voltados, mas pessoas de renda mais alta também estão migrando suas compras.
"É um aperto generalizado, com crédito difícil para todo mundo. Isso, sem dúvida, acaba aumentando a propensão desse público de procurar outros produtos, o que favorece esse tipo de demanda", explica Borges, presidente da Credz.
Segundo Juan Agudo, sócio-diretor da DMCard, houve uma mudança no perfil de consumo e do consumidor.
"De um lado, o gasto nominal das classes C, D e E caiu 9% em agosto na relação com igual mês do ano passado. Por outro lado, o número de perfis que nunca ficaram inadimplentes aumentou sua procura por esse tipo de cartão", identifica o executivo.
Agudo ainda ressalta que outro fator que tem impulsionado o segmento também é a busca de varejistas por um cartão próprio, com o objetivo de aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes.
A DMCard, administradora de cartões focada no varejo, registrou, em agosto, um aumento de 32% no número de novos clientes em comparação com o mesmo mês do ano passado.
"A gente vê que os bancos não têm mais interesse no público que nós atendemos. Esse é o motivo de estarmos crescendo tanto", diz Agudo.
Controle financeiro
Apesar de o surgimento recente de cartões sem cobrança de anuidade (como o Nubank) não preocupar os executivos do setor, a economista do SPC afirma que a organização do orçamento oferecido por essas plataformas é positiva.
"Entre os produtos que estão absorvendo os clientes, os novos cartões possibilitam um controle financeiro muito eficiente, o que melhora o quesito inadimplência e a forma de se usar o plástico", conclui.
Dados do birô apontam que o número de inadimplentes estava em 58,9 milhões em julho, número 0,3% menor do que junho, mas ainda equivalente a 39,6% da população adulta brasileira.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País