Economia
30/09/2016 11:41 - Índice da falta de produtos nas gôndolas cresce
São Paulo - Depois de quatro meses de queda, voltou a subir a ruptura nos estoques dos supermercados em agosto deste ano, segundo pesquisa da NeoGrid/Nielsen. A falta de produtos nas gôndolas aumentou, puxada sobretudo pela queda na produção de alimentos, em especial o feijão, o leite e seus derivados.
O índice que mede a falta de produtos ficou em 9,72% em agosto ante um patamar de 9,5% em julho.
A quebra da safra de feijão provocada pelo regime de chuvas e a menor produção de leite colocaram estes itens entre os que mais faltaram nas lojas no último mês. No caso do feijão, a ruptura foi de 15,24%. Na lista dos mais ausentes nas prateleiras, o feijão foi seguido pelo doce de leite, com ruptura de 14,68%, pipocas doces, com 14,64%, e leite longa vida, 14,39%.
Para além da menor disponibilidade destes alimentos, os supermercados ainda sentem efeitos da instabilidade no ambiente macroeconômico. A NeoGrid considera que, mesmo tendo caído depois de um pico de 13% em janeiro, a ruptura nos supermercados segue acima da média. O patamar histórico de ruptura no setor é de cerca de 8%.
O estudo considera, porém, que há tendência de melhoria. “Já tivemos uma melhora na credibilidade dos empresários na economia e os varejistas passaram a variar o sortimento de produtos e abastecer as lojas na expectativa de aumentar as vendas”, comenta em nota o diretor de Relacionamento do Varejo da NeoGrid, Robson Munhoz.
Fonte: Jornal Diário do Comércio de Minas
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País