Economia
26/09/2016 10:29 - Pesquisa do Zoom revela que crise fortalece Black Friday no Brasil
Em 2015, estudo mostrou que 39% dos entrevistados achavam que os descontos da Black Friday eram reais. Na edição de 2016, esse número subiu para 51%.
Uma pesquisa realizada pelo Zoom, site comparador de preços e produtos, com 15 mil pessoas, revela que, embora os consumidores estejam mais receosos com o cenário econômico atual, 99% estão dispostos a comprar durante o evento. Outra revelação é que 50% pretendem investir mais de R$ 1.000. A pesquisa também aponta para um aumento na credibilidade do evento: a maioria (51%) acredita que encontrará descontos reais na Black Friday 2016. Além disso, 82% dos usuários confiam que receberão o produto dentro do prazo.
Apesar de otimistas para a data, os consumidores estão cautelosos por se tratar de um ano de recessão: 74% afirmaram que gastariam mais no evento se não fosse o momento de instabilidade econômica. Esse cenário também contribui para que os brasileiros estejam mais atentos e pesquisando mais antes de comprar: 93% dos entrevistados afirmaram que usam comparadores de preços e produtos.
Diante disso, o varejo online ganha cada vez mais força do que as lojas físicas na Black Friday: 83% dos entrevistados acreditam que encontrarão melhores descontos pela internet e 71% pretendem fazer suas compras online. Além disso, 66% desejam aproveitar a data para antecipar suas compras de Natal.
“Os consumidores mantiveram o pé no freio durante todo o ano e isso fez com que o comportamento de compra fosse modificado. Os brasileiros estão cada vez mais cientes da importância de pesquisar, já que estão mais cautelosos com a gestão do orçamento e isso dá força para a Black Friday 2016?, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “A expectativa de tíquete-médio alto também mudou esse ano, pois a data é muito forte para a venda de eletrônicos e, mais uma vez, os itens dessa categoria são os mais desejados pelos consumidores. Como esses são produtos com valor mais alto, a pesquisa mostra que metade das pessoas entrevistadas tem a intenção de gastar mais de R$ 1.000”, explica o executivo.
Fonte: Portal Eletrolar
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País