Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

23/09/2016 11:34 - Consumidores estão à espera de descontos para comprar

Reflexo da perda de renda, muitos consumidores esperam a Black Friday 2016 para fazer compras, segundo pesquisa realizada pelo Google sobre as intenções de compras para a campanha de descontos do varejo, nascida nos Estados Unidos e hoje promovida em vários países. O levantamento confirma as expectativas do governo e de analistas do mercado financeiro em torno da recuperação da economia. Além do crescimento das vendas nas datas especiais, as buscas no Google indicam que o consumidor está se planejando cada vez mais. Do início de 2014 ao início deste ano, as buscas pelo critério do preço aumentaram cerca de 60%.
 
De acordo com a gestora do Google, Carol Rocha, o resultado do evento, realizado em novembro, é crescente nos últimos cinco anos. O faturamento estimado em R$ 100 milhões em 2010 subiu a R$ 1,6 bilhão no ano passado, transformando o curto período da Black Friday em alavanca maior de vendas do que as duas semanas que antecederam o Dia das Mães, tradicionalmente a segunda melhor data do varejo brasileiro, depois do Natal.
 
“O ritmo do crescimento da data de descontos é acelerado e bem superior ao do e-commerce e do varejo. No ano passado, enquanto o e-commerce cresceu 15%, as vendas no Black Friday aumentaram 38%", explica Carol.
 
Para a gestora do Google, a maior consciência em relação às compras leva ao planejamento e as buscas pelos produtos e preços tornam-se aliadas do chamado processo inteligente de consumo. No Brasil, os consumidores online já somam quase 40 milhões, três quartos dos quais já participaram de alguma edição da Black Friday. Em 2012, o percentual que comprou na Black Friday foi de 22%, enquanto em 2015, foi de 64%.
 
Outro dado divulgado pelo Google é o gasto médio do consumidor em 2015, que foi de R$ 1.098, o dobro daquele observado em outras datas sazonais. Quase um quarto dos compradores (23%) teve um gasto médio de R$ 3.041; a maioria (54%) desembolsou R$ 688,70; e 23% gastou menos de R$ 117,70.
 
Segundo José Melchert, especialista na área de varejo do Google, a Black Friday está alinhada ao Dia das Crianças e ao Natal, compondo uma grande temporada de vendas. De acordo com a pesquisa, a Black Friday, em lugar do Natal, é uma compra pessoal: mais da metade (53%) compra apenas para si mesmo. A pesquisa do Google sobre comportamento do consumidor brasileiro na Black Friday foi encomendada pela empresa e realizada pela Provokers, que ouviu quase 800 brasileiros, de 18 a 54 anos, das classes A, B e C, nas cinco regiões do país, durante o mês de agosto.
 
Fonte: Varejista.com.br  

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>