Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

14/09/2016 11:15 - Indicador Mastercard SpendingPulse: julho mantém trajetória de queda menor nas vendas totais


As vendas do varejo continuaram a apresentar queda em julho de acordo com o SpendingPulse, indicador mensal de varejo da Mastercard, caindo 4,3% em relação a julho do ano passado. No entanto, as vendas totais ao longo dos últimos três meses tiveram retração de 4,2% comparadas ao mesmo período do ano anterior, resultado ligeiramente abaixo da queda de 4,5% do segundo trimestre. O número demonstra a trajetória de arrefecimento nas quedas, que acompanha as vendas totais desde janeiro de 2016.


Houve alguns pontos positivos para o varejo, como o desempenho positivo, embora modesto, de setores como materiais de construção. Os produtos farmacêuticos também superaram as vendas totais, embora o setor tenha encolhido em julho comparado ao mesmo período em 2015.

Além disso, o setor de e-commerce ganhou fôlego em julho, crescendo 2,2% em relação ao mesmo período de 2015, uma considerável melhora em comparação à queda de 0,1% do segundo trimestre. As vendas online de eletrônicos, móveis e vestuário foram os destaques, embora produtos farmacêuticos e hobbies & livraria tenham ficado atrás do desempenho geral do período.


Ambiente econômico: A confiança dos consumidores continuou a crescer em julho, refletindo uma melhoria gradual da percepção do ambiente econômico. No entanto, a taxa de desemprego continua elevada, e a inflação ainda gera impactos sobre a massa salarial.

"Embora o varejo continue a realizar esforços, há sinais de que a situação possa ter atingido um nível crítico", afirma Kamalesh Rao, Diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors. "O ambiente macroeconômico continua a enfrentar diversos desafios, o que torna fraca a perspectiva de curto prazo", acrescenta Rao.


Regiões brasileiras: As regiões Sudeste ( 3,3%) e Centro Oeste ( 2,5%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte ( 6,6%), Nordeste ( 5,6%) e Sul ( 6,7%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.


Mastercard SpendingPulse®
Lançado no Brasil, no começo de 2013, pela Mastercard Advisors, o relatório mensal SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

Os relatórios SpendingPulse, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da Mastercard. 
Setores analisados em março: farmacêutico, material de construção, supermercados, artigos de uso pessoal e doméstico , vestuário, móveis, eletrodomésticos e combustíveis.



Fonte: Assessoria de Comunicação do Mastercard SpendingPulse

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>