Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

05/09/2016 11:47 - Lojas dão desconto em troca de usado

Em tempos de consumo sustentável e crise econômica, uma nova modalidade operacional passou a ser adotada por varejistas: a troca de produtos usados na compra de um novo com desconto. O modelo tem atraído principalmente os consumidores mais jovens, que absorvem com maior facilidade o conceito, em relação aos mais velhos. Adotada principalmente por redes de eletroeletrônicos dos Estados Unidos, esta tática ainda é bastante incipiente no Brasil.

Em Porto Alegre, uma das precursoras foi a Loja Trópico, de artigos esportivos, que eventualmente promove a oportunidade de a clientela trocar pranchas de surf, skates ou peças de roupas (que são doados para instituições), a fim de garantir menor preço na compra de artigos semelhantes. Durante o mês de agosto, a loja realizou uma campanha para a coleção de inverno. Na entrega de uma roupa, os consumidores tiveram direito a 20% de desconto em outra peça. "Trabalhamos com este formato há três anos, estimulando as pessoas a trocarem a prancha velha por uma nova. Mas agora estendemos a campanha para outras linhas de produtos", explica o diretor de Expansão da Trópico, Gustavo Schifino. "Funciona muito bem, e conseguimos atingir entre 5% a 10% dos clientes da loja", garante o empresário. "A geração mais jovem é a que tem melhor conectividade com este conceito."
No País, a novidade chega através do Magazine Luiza, que, desde agosto, passou a oferecer até 50% de desconto na venda de smartphones, desde que entregue pelo usuário um celular seminovo a uma das 71 unidades da marca que já operam nestes moldes. De acordo com a empresa, o modelo de operação deve abranger toda a rede no País até dezembro.

E a tendência dos consumidores de desejar sempre o último lançamento garante o sucesso da empreitada. "Incluímos esse serviço para incrementar o leque de formas de pagamento e incentivar a troca por modelos de última geração e com mais tecnologia embarcada", explica o vice-presidente do Magazine Luiza, Fabrício Garcia. O serviço é feito em parceria com a Brightstar, que realiza a recompra dos aparelhos usados. "Nos últimos resultados, ainda sem o buyback (recompra), apresentamos crescimento na área de eletrônicos. No entanto, está na filosofia da empresa facilitar a democratização da tecnologia."

O Magazine Luiza é a primeira grande rede de lojas a adotar o modelo de recompra de aparelhos. Quem está em busca de um smartphone novo, poderá entregar seu usado, em qualquer estado, para garantir um desconto no valor final da compra, garante Garcia. Conhecido como "trade-in", este modelo é muito comum em Nova Iorque, onde as varejistas inclusive têm departamento de venda de seminovos, comenta o analista de mercado da IBC Brasil, Diego Silva. "Uma vez que os grandes varejistas começarem a operação e tiverem sucesso, não temos dúvida de que este conceito possa se tornar uma tendência de mercado, mas temos que aguardar resultados", avalia.

Na opinião do consultor de varejo Xavier Fritsch, o ponto de decisão se o modelo vinga ou não será a credibilidade do anunciante. "Infelizmente, há muita propaganda enganosa por aí, então vai depender da expectativa do consumidor ser satisfeita. Além disso, os brasileiros estão mais acostumados a repassar seus aparelhos antigos para alguém da família", opina. Segundo Fritsch, esta é uma tática que serve para atrair um perfil de cliente, mas não se deve "generalizar".
"De dois anos para cá, um dos movimentos comuns entre os fabricantes é o de otimização dos portfólios", pondera Silva. Ele considera que há mercado para o modelo. "Os brasileiros já estão em sua maioria na segunda compra de smartphones e enxergando valor em especificações técnicas, então ficam predisposto a pagar mais por aparelhos mais robustos."
 
Fonte: Jornal do Comércio de Porto Alegre

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>