Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

29/08/2016 10:34 - Varejo espera ajuda do câmbio para vender mais

Executivos de redes varejistas acreditam que o dólar no patamar de R$ 3,20 pode melhorar o desempenho das vendas na Black Friday e no Natal


Setor que mais perdeu vendas na crise, o varejo de eletroeletrônicos deve ser ajudado no final deste ano pelo atual patamar de câmbio. Executivos esperam que a baixa recente do dólar, para a casa dos R$ 3,20, ajude a compor os estoques e melhorar as vendas no último trimestre.
 
“O ambiente de negociação fica mais favorável do que tínhamos no fim do ano passado, quando o dólar estava chegando a R$ 4”, disse o presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano. As negociações, afirmou, podem permitir que indústria e varejo façam acordos que resultem em promoções mais atraentes para o consumidor, sobretudo na Black Friday, mas também no Natal.
 
O dólar mais barato reduz a pressão de custo de uma série de equipamentos, em especial os de tecnologia, como smartphones, computadores e tablets.
 
Por mais que haja potencial para um custo de mercadoria mais baixo, o varejo não espera ganho de margens. A expectativa é de que o câmbio ajude a recompor as margens da indústria e, do lado do varejo, isso significa uma mesa de negociação menos tensa e mais disponibilidade de produtos em estoque.
 
“O câmbio anima mais o fornecedor, mas nos ajuda porque o medo da volatilidade cambial que vivemos em outros momentos fez os fornecedores elevarem preços, e isso prejudicou as vendas”, disse Claudia Elisa Soares, presidente da Fnac.
 
As vendas de eletroeletrônicos foram fracas nos primeiros meses deste ano. De janeiro a maio, a comercialização de itens de telecomunicações caiu 28% em volume em relação ao período de 2015, de acordo com a GfK. Os preços dessa categoria aumentaram 40% na comparação anual.
 
A volatilidade cambial foi um dos fatores que afetaram as margens do varejo. A Via Varejo, por exemplo, manteve promoções a despeito do custo e tem visto a margem bruta cair desde o quarto trimestre do ano passado, quando houve queda de 4,3 pontos, para 30,1%. Já o Magazine Luiza tem conseguido ganhos de margem ao iniciar a cobrança de frete e montagem de móveis. A margem bruta subiu 1,2 ponto no segundo trimestre, para 31,8%. A companhia tem se beneficiado ainda de uma liminar que suspendeu a cobrança de PIS e Cofins sobre eletrônicos.
 
Fonte: Portal Estadão

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>