Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

28/06/2016 10:15 - Preço da comida dispara e faz o consumidor pesquisar mais

De 145 itens alimentícios pesquisados pelo IBGE, 91 aumentaram mais que a inflação no ano

 

Quem foi ao supermercado comprar comida por esses dias teve dificuldade de comemorar o recuo de 0,4% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) na comparação entre junho e maio deste ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas prateleiras, essa queda não é perceptível. “Subiu tudo: arroz, feijão, óleo, leite, café”, lista a dona de casa Renata de Castro, 44. O próprio IBGE confirma essa percepção. Entre os 145 itens alimentícios pesquisados pelo instituto, 91 apresentaram, no acumulado do ano, um aumento acima do IPCA-15, que foi de 4,62%. Alguns itens apresentam um aumento até dez vezes maior, como feijão carioca (54%), batata inglesa (47,6%) e mamão (77%).

“As pessoas falam muito do combustível que subiu, mas o problema maior é a comida. Até porque o combustível você para de colocar, mas não tem jeito de parar de comer”, avalia Renata. O jeito é pesquisar.

O professor de finanças do Ibmec Ricardo Couto explica que, no caso da comida, uma das dificuldades é justamente a limitação das substituições. “É o caso do feijão, que estamos vendo. A produção no país caiu, mas o consumo se manteve, e isso faz com que o preço dispare. E para o brasileiro é muito difícil abrir mão do arroz com feijão”, explica o professor.

A açougueira Rosali Alves do Nascimento, porém, abriu mão. “Hoje (ontem) não comprei feijão. Nesse preço, não comprei. Eu adoro, mas minhas filhas falaram que não precisava, então eu deixei. Tem que pesquisar para achar o preço menor também”, opina.

Para a dona de casa Vânia Rodrigues, 50, o consumidor deve trocar os produtos e levar os mais baratos. “Tenho trocado produtos, mudado de marcas, porque a minha renda não está acompanhando o aumento dos preços”, avalia.

Como funciona. Ricardo Couto explica que o IPCA-15 nem sempre reflete o aumento dos alimentos porque o preço do produto é influenciado por fatores como safra e demanda internacional. “O consumidor deve saber que o índice da inflação considera uma cesta ampla de produtos. Então, um produto pode ter subido muito de preço, mas o peso é pequeno no resultado final”, explica. Segundo Couto, alguns fatores ajudam para a baixa da inflação. “É o caso do dólar. Ele foi o grande vilão da inflação no ano passado. Mas, em 2016, com a estabilização, tem mantido alguns preços estáveis”, diz.

Perspectiva

Queda. Para o professor do Ibmec Ricardo Couto, a tendência é que a inflação comece a ceder. “Neste ano ela deve fechar em torno de 7% e caminhar para o centro da meta (4,5%) em 2017”, avalia.

Feijão subiu 125% nos supermercados de BH

O aumento dos preços dos alimentos é sentido por quem vai aos supermercados de Belo Horizonte e região metropolitana. Uma pesquisa do site Mercado Mineiro em 11 estabelecimentos da capital mostrou que, de janeiro a junho deste ano, o feijão carioca chegou a subir mais de 125%, passando de R$ 5,53 para R$ 12,49 o kg.

O feijão, porém não está sozinho. O molho de tomate de 340 gramas, segundo o estudo, subiu, no mesmo período, 88,89%, já que custava R$ 1,89 em janeiro, em média, e está R$ 3,57 em junho.

O aumento está gerando uma busca pelo menor preço nos supermercados. “No último domingo, estive em quatro supermercados, e hoje (ontem) estou em outro. Compro alguns produtos em uma loja e outros em outra, para garantir o menor preço”, afirma o comerciante Afrânio Maia, 61. Para a esposa de Afrânio, Maria Elisa Maia, os supermercados remarcam mais do que o necessário. “Eles colocam alguns produtos na promoção, mas descontam no preço de outro”, opina. (LP)

 

Veículo: Jornal O Tempo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>