Economia
21/06/2016 12:36 - Fluxo de cliente do varejo físico sobe 2%
São Paulo - O Dia das Mães e o aumento da confiança do consumidor estimularam o cliente e a voltar às lojas. Segundo um levantamento da consultoria Seed, o aumento do fluxo de pessoas em lojas físicas aumentou 1,9% em maio, ante ao verificado em abril.
Os números fazem parte do Índice Seed de Varejo (ISV) e apontam que este crescimento ocorreu, principalmente, pela maior movimentação do comércio de rua, que teve um aumento de 4,2% versus lojas de shopping, que contribuíram com somente 0,90%.
O aumento no fluxo ocorreu em função dos Dia das Mães, a data mais esperada do comércio após o Natal. Porém, o bom desempenho do fluxo não resultou em aumento nas vendas. De acordo com um levantamento da rede de pagamento Cielo, o mês de maio apresentou a maior variação negativa de vendas, -6,1% comparativamente a maio de 2015. "Além dos fatores desfavoráveis que o Brasil apresenta, como alta na inflação, alto índice de desemprego e inadimplência, o fato do feriado de Corpus Christi ter ocorrido também maio, contribuiu para o resultado negativo", explicou a companhia, em comunicado oficial ao mercado.
Agora, para a Seed, a perspectiva é que o fluxo continue aumentando de maneira gradual, bem como as vendas, caso haja sinais de confiança do consumidor com as ações de política econômica do governo federal.
Consumidor
A perspectiva de que o pior da crise já passou também é compartilhada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo o
Índice de Confiança do Consumidor (ICC), em junho, houve alta de 7,9% em relação a maio e atingiu 98 pontos - maior valor desde abril de 2015. "Na comparação com junho de 2015, apresentou alta de 8,2%, registrando assim, a primeira elevação na comparação entre o mês e o mesmo do ano anterior desde janeiro de 2013", diz a entidade, em nota.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País