Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

02/03/2016 10:48 - Crise derrubou o "apetite" do consumidor

Afetados diretamente pelo desânimo dos produtores de chocolates e guloseimas para essa Páscoa, os comerciantes de matérias-primas, como barras de chocolate, embalagens e frutas, também não apostam em um grande resultado para o período em 2016.

Nem mesmo os produtores caseiros, que costumam buscar uma fonte de renda alternativa, especialmente em época de desemprego. A microempreendedora individual Érica Martins fundou a Art et Chocolat, no bairro Sagrada Família, na região Leste, em 2014, depois de idas e vindas na profissão de administradora. O que começou como um complemento de renda se transformou na sua principal atividade, mas a Páscoa de 2016 não sinaliza, até agora, um período de bonança.

“Essa será uma Páscoa mais fraca por causa da crise. Todos os meus colegas que atuam na área estão sentindo uma queda no número de pedidos e a redução nos tamanhos dos ovos encomendados. No meu caso, diminui o volume de compras de matéria-prima e achei na internet uma alternativa com preços mais baratos. A saída é entender o que o cliente precisa usando a criatividade sem abrir mão da qualidade e sem aumentar os preços”, ensina Érica Martins.

Diante desse cenário, a proprietária da Minas Chocolate, Ana Cristina Rodrigues da Silva, lamenta a queda nas vendas. Só de uma das marcas de chocolate que chegou, em anos anteriores, encomendar mil caixas, este ano reduziu para 50. “Estou, depois de 25 anos, alterando o mix da loja, deixando a confeitaria um pouco de lado e investindo em produtos de saúde e qualidade de vida. Além da inflação, o chocolate ainda sofreu um aumento de imposto que penalizou os comerciantes que não podem repassar os custos na totalidade sob pena de não vender mais nada”, reclama Ana Cristina Silva.

Na gerência da Rei do Chocolate, Paulo Américo Santos se esforça para manter o ânimo mesmo diante do fraco movimento. Só agora as barras de chocolate e outros insumos como formas papéis e fitas para embalagem começaram a sair nas três lojas do centro e uma da Savassi. A tendência, de acordo com a experiência de quem está a 45 anos no mercado, é de que os resultados das vendas de Páscoa permaneçam estáveis na comparação com o mesmo período de 2015.

“A alta dos preços foi muito grande ao longo do ano passado e estamos segurando os repasses ao máximo. Os produtores caseiros ainda não apareceram. Acredito que estejam segurando o investimento com medo da crise. A Páscoa já não é mais uma data tão especial para nós. As vendas no Carnaval foram surpreendentes e o consumo tem sido mais homogêneo ao longo do ano”, explica Santos.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>