Economia
09/12/2015 11:11 - Após a crise, consumo no País crescerá R$ 813 bilhões até 2024
Após um ano difícil para o varejo brasileiro, uma luz no fim do túnel pode ajudar a atravessar a recessão: o incremento do consumo no País deverá avançar R$ 813 bilhões até 2024, segundo a McKinsey.
O incremento, desta vez, será puxado por cidades do interior - com distâncias de até 200 quilômetros das capitais estaduais. De acordo com a consultoria norte-americana, essas cidades vão se beneficiar da infraestrutura e dos negócios gerados pela capital. "No entanto, apresentam maior potencial por terem um desenvolvimento ainda menor", afirma o sócio diretor da McKinsey, Fabio Stul.
Na opinião do executivo, o custo de vida menor e a mão de obra mais barata se manterão nos próximos anos, o que estimula um ambiente positivo de negócios nessas cidades.
Muito além do eixo Rio-São Paulo, em estados como Piauí, Sergipe e Pará, as cidades do cinturão de crescimento tendem a registrar alta anual de consumo em torno de dois pontos percentuais acima de Teresina, Aracaju e Belém.
Recessão passageira
De acordo com a consultoria, apesar da crise, as condições de crescimento no médio prazo se mantem otimista. Um dos fatores para isso é o bônus demográfico, que acontece quando a população em idade apta ao trabalho é bem superior ao número de idosos e crianças, cujo pico será por volta de 2020 a 2023. Outro ponto é o comportamento do brasileiro, que se mantém interessado em fazer compras.
Na visão de Stul, apesar da perspectiva positiva, é preciso que o varejista faça um plano amplo de negócios para conhecer muito bem a cidade em que pretende atuar. Além disso, é preciso entender quais são as demandas dos consumidores locais, os produtos mais procurados e nichos de mercado ainda pouco explorados para garantir o sucesso nas vendas e um crescimento saudável, mesmo na crise.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País