Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

12/03/2009 12:20 - Classe C quer consumir mais, diz pesquisa

A classe C brasileira quer consumir mais, não poupa, mas exige estabilidade econômica para colocar seus planos em prática, segundo pesquisa encomendada pela agência de publicidade McCann Erickson e divulgado ontem. 

 

O estudo é resultado de mil questionários aplicados nas cidades de São Paulo, Rio, Recife, Porto Alegre e Goiânia em casais com renda mensal entre R$ 1.000 e R$ 2.000. A faixa etária pesquisada foi de 20 a 65 anos - 50% homens e 50% mulheres. Conforme a pesquisa, a classe C identifica diferenças de consumo entre sua classe, pobres, classe média alta e ricos, e aponta sentimento de exclusão, não quanto ao financeiro, mas ao comportamental. "O desejo prioritário da classe C é hoje consumir sem preocupação e aprender a se comportar como classe média", explicou Aloísio Pinto, vice-presidente da McCann Erickson. 

 

Segundo o levantamento, 47% dos entrevistados se identifica como classe média baixa. "Têm a necessidade de priorizar os gastos, carregam sempre alguma pendência financeira, mas não sofrem a falta de alimentos", diz Pinto. "É curioso perceber que a classe C deseja consumir mais, mas não demonstra a preocupação em mudar de classe." 

 

Quanto a fazer poupança, apenas 38% dos entrevistados disseram que têm esse hábito. Conforme a pesquisa, o hábito de poupar está diretamente ligado à faixa etária na classe C. Os mais velhos tendem a poupar mais. "Ainda assim, 45% das pessoas afirmaram utilizar a poupança como se fosse uma conta corrente, muitas vezes sacando o valor total para os gastos mensais. O contingente dos que não possuem conta corrente ultrapassa a casa dos 30%." 

 

Quando o tema é projeto de vida, estabilidade econômica é o item que aparece com mais força: 82% dos entrevistados afirmam ser prioridade e que nem sempre ela está associada ao trabalho formal. "Trocar a mobília da casa, reservar quantias maiores para o lazer da família e custear o ensino superior dos filhos também ocupam o topo dessa lista", informa o estudo. Entre os sonhos de consumo, da classe C, a compra do carro (de preferência zero quilômetro) é um projeto futuro para a metade dos avaliados. 

 

Quanto ao acesso à crédito, 45% prefere recorrer a pessoas próximas e não a instituições financeiras, apesar de 47% afirmarem já terem feito empréstimos bancários. Cerca de 80% dos entrevistados afirmou que sente vergonha de pedir dinheiro emprestado e 91% apontam a burocracia como principal problema na obtenção do crédito. 

 


Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>