Economia
19/11/2015 12:01 - Sobressaindo-se no varejo em meio à crise
O atual cenário econômico acendeu o sinal amarelo - e, o vermelho - para muitas empresas. Vive-se um momento em que é necessário escolher enfrentar a crise, com criatividade e aperfeiçoamento constantes, ou simplesmente observar seu negócio ruir. Algumas companhias mostram que é possível manter as taxas de crescimento. Atacadões, drogarias, supermercados regionais e pet shops são setores com exemplos de empresas que tomaram ótimas decisões durante a crise e estão em plena ascensão.
O varejo brasileiro evoluiu muito em termos de layout e ambientação dos estabelecimentos, porém ainda está muito longe do ideal em termos de logística e inteligência dentro das lojas. As perdas do varejo nacional, decorrentes principalmente de furtos e problemas com operação e logística, atingiram 2,31% do faturamento líquido das empresas - ou R$ 27,7 bilhões em 2014. Este é o maior percentual já registrado desde 2002, segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar). Não só o varejo, mas as indústrias também precisam buscar performance nos pontos de venda o quanto antes. Estamos começando a caminhar nesse sentido, mas ainda há muito a ser feito.
A expectativa é que, a partir de 2017, nossa economia esteja estabilizada e os índices de crescimento do País sejam retomados. Até lá, é preciso trabalhar com o máximo de eficácia possível, investindo com assertividade em ações que tragam impactos positivos para as marcas.
Uma alternativa é reavaliar o que tem sido feito, desafiando o status quo: entender o que o consumidor realmente quer e precisa, pensar nas alternativas, buscar os parceiros ideais, investir nas pessoas, definir a melhor forma de implementar e medir os resultados e ir a campo. Dessa forma, as empresas, e principalmente o varejo, conseguirão driblar a crise e atravessar esse período com crescimento. Não há milagres, mas, com inteligência, é possível atravessar o mau tempo da maneira mais satisfatória possível. (Marcos Salla)
Veículo: Jornal do Comércio - RS
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País