Economia
09/10/2015 11:20 - Crise leva consumidor a pesquisar
Em tempos de crise e inflação alta, muitos consumidores estão ‘gastando a sola do sapato’ atrás de preços mais em conta e promoções, a fim de conciliar o desejo dos filhos, sobrinhos, netos e afilhados com o tamanho do bolso. Pesquisar e focar nos descontos das redes do varejo estão sendo a saída para não deixar de presentear no Dia das Crianças, comemorado na segunda-feira.
Foi o que constatou a equipe do Diário, que conversou com consumidores em compras ontem à tarde no Centro de Santo André. A atendente de call center Samanta Cavalaro de Paula, 29, adquiriu dois carrinhos de plástico, de R$ 20 e R$ 30, para os filhos, de 5 e 2 anos. “Estou aproveitando que tem promoções. Eles ficam na expectativa de ganhar presente”, disse.
O ajudante de motorista Rodrigo Salles, 32, já havia atendido o pedido do filho de 3, gastado R$ 270, comprando um Autorama, mas ele ainda se preocupava em presentear quatro sobrinhas. “Algo que caiba no bolso, no máximo R$ 30 cada”, resumiu.
Outra consumidora, a cozinheira Edsônia da Conceição Pinheiro, 51, procurava, para a afilhada, uma boneca Baby Alive, da Hasbro, que em um estabelecimento no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, saia por R$ 299. Ela disse que já tinha ido a várias lojas. “Estou dando uma pesquisada antes de comprar”, afirmou.
Levantamento do Procon-SP na Capital mostra que vale a pena gastar a sola do sapato, já que há grande diferença de preços de produtos entre os estabelecimentos. Chega a 124% essa variação, que foi o caso da boneca Monster High. O maior preço encontrado foi de R$ 89,90 e o menor, R$ 39,99, diferença de R$ 49,91.
DESEJO - Nesse período de retração econômica, conciliar preço com os pedidos de quem vai receber o presente, em especial os filhos, é importante, como aponta outro estudo, de intenção de compras para o Dia das Crianças, da Universidade Metodista. Entre os principais determinantes da escolha dos produtos neste ano na região, segundo essa análise, estão o desejo do presenteado (56%) e, em segundo, o valor do produto (29%). A pesquisa mostra ainda que o morador do Grande ABC vai gastar menos neste ano por causa da crise. O valor médio por produto para a data ficará em R$ 153,40, o que será (descontando a inflação) 12,8% menos que em 2014.
OTIMISMO - Neste ano, apesar do cenário econômico, as redes de varejo dá região seguem, em geral, otimistas, dando atenção especial aos itens de valores menores e apostando em promoções. O gerente da loja Miamor, que vende brinquedos, itens de bazar, papelaria e confecções, Wellington Marques de Oliveira, espera alta de 10% a 15% nas vendas. Para ele, os produtos que vão sair mais serão os de até R$ 20, mas destaca que bonecas, bicicletas e triciclos, com valores bem mais altos, também têm boa procura. “O consumidor está pesquisando muito.”
A rede Nivalmix, de bazar, brinquedos e papelaria, projeta crescimento um pouco mais modesto: 5%. O gerente José Edson de Oliveira também aposta que brinquedos mais em conta, de até R$ 50, são os que devem puxar as vendas.
Veículo: Jornal Diário do Grande ABC - SP
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País