Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

16/09/2015 10:16 - Vendas do comércio varejista em retração

                                  Negócios fracos devido ao aumento do desemprego e maior cautela em relação aos rumos da economia brasileira



O cenário econômico desfavorável fez com que o comércio varejista da capital mineira amargasse prejuízos ao longo de agosto. De acordo com a Análise Mensal do Comércio Varejista de Belo Horizonte, elaborada pela área de Estudos Econômicos da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), para 55,8% dos empresários entrevistados foi registrada queda no desempenho frente a julho, o que fez com que o faturamento ficasse em torno de 24,1% menor no período.

Ao comparar o faturamento obtido em agosto com igual mês do ano anterior, 72,4% dos empresários tiveram piora no desempenho. Nesta mesma base, a queda média registrada no faturamento foi de 20,1%.

O aumento do desemprego, a maior cautela em relação aos rumos da economia, aliados ao aumento do desemprego, à redução do poder de compras da população e ao medo de contrair dívidas são fatores que contribuíram para a retração do comércio em agosto. Nem mesmo as vendas geradas com o Dia dos Pais foram suficientes para alavancar os resultados.

Apesar do resultado negativo em agosto, 65,7% dos empresários esperam por um desempenho melhor nas vendas ao longo de setembro e apenas 9,8% acreditam que as vendas recuarão no período. "A aproximação do Dia das Crianças e a necessidade de o lojista manter o otimismo são fatores que justificam a expectativa de melhor comercialização", explicou a estatística da Fecomércio -MG Elisa Castro.

Tendência - Em agosto, a maior parte das vendas, 59,4%, foi feita à vista através do pagamento em dinheiro, cartão de débito ou cheque, tendência que vem sendo registrada desde janeiro. Das vendas a prazo, 40,6%, a opção do cartão de crédito representou 71,8%, os cheques representam 16,5% e os cartões de crédito próprio, 6,2%.

No mês passado, 73,1% dos empresários apostaram nas promoções e liquidações. A tendência é que o comércio continue investindo nesta estratégia. Para setembro, 68,4% das empresas realizarão promoções e liquidações como forma de aumentar o faturamento e amenizar a queda nas vendas.

De acordo com Elisa, a realização de promoções é favorável para os consumidores e comerciantes. "Investir em campanhas é uma forma de despertar o interesse das pessoas que compram por impulso. Para o lojista, a estratégia faz o estoque girar e fortalece o caixa, permitindo que invista em novas mercadorias".

Em relação aos estoques, a maioria das empresas, 52,7%, fechou o mês no ponto ideal. Apesar do resultado, 43,7% dos entrevistados reduziram o número de unidades pedidas aos fornecedores para o mês de setembro. Entre as demais empresas apenas 10% aumentaram o volume do pedido e 46,3% mantiveram a quantidade.

Em agosto, os segmentos que mais faturaram foram vestuário que cresceu 3,8% frente a julho, seguido por calçados, 2,7%, e hipermercados e supermercados, 2,4%.

Com a aproximação de importantes datas comemorativas, Dias das Crianças e Natal, a maior parte dos lojista pretende manter a equipe, apostando em melhoria das vendas. Para setembro, 88,9% dos empresários planejam manter o quadro de pessoal; 6,4% aumentá-la e 4,7% pensam em reduzi-la. O indicador é considerado positivo para o mercado de trabalho, dado o número de lojistas que manterão o quadro de funcionários.



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>