Economia
03/03/2009 11:53 - Brasileiros querem gastar
Pesquisa feita pela agência de publicidade McCann Erickson com mil famílias em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Goiânia, mostrou que a grande classe média brasileira ainda está mais preocupada em gastar do que em poupar - apenas 38% da nossa Classe C costuma guardar dinheiro. Para esse enorme contingente, que já representa 54% da população brasileira, fazer planos para o futuro não é sinônimo de poupar. "Vivo com o que tenho e compro o que é possível", é o lema adotado por 59% dos entrevistados.
A Classe C foi às compras nos últimos anos para equipar suas casas com os mesmos itens de conforto das residências da elite brasileira. O aumento real dos ganhos, a facilidade do crédito e a estabilidade financeira ajudaram a viabilizar o projeto consumista dessa parcela da população.
Segundo Aloísio Pinto, vice-presidente da McCann (foto), na classe C os mais velhos tendem a poupar mais. "Ainda assim, 45% utilizam a poupança como se fosse uma conta corrente, muitas vezes sacando o valor total para os gastos mensais", explica. Vale lembrar que o percentual dos que não possui conta corrente ultrapassa a casa dos 30%.
Os resultados completos da pesquisa serão divulgados no próximo dia 11 de março, na sede da agência, em São Paulo
Veículo: Gazeta Mercantil
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País