Economia
27/07/2015 11:34 - Confiança do consumidor cai 2,3% e atinge o menor nível
Indicadores continuam apontando para cenário de incertezas econômicas, devido à inflação e aos juros elevados, além do aumento do desemprego
São Paulo - A confiança do consumidor brasileiro continuou a mostrar deterioração neste mês de julho, conforme apontou o índice da Fundação Getulio Vargas (FGV), recuando 2,3% na comparação com o mês anterior e atingindo o menor nível da série histórica.
O impacto da crise atingiu também o Índice de Confiança do Comércio (Icom), ou seja, a percepção do mercado entre os empresários. O indicador recuou 1,0% em julho na comparação com o mês anterior, representando a terceira queda seguida e atingindo também o menor nível do estudo, informou a FGV.
A percepção dos consumidores sobre a situação atual da economia é a pior desde setembro de 2005, quando teve início a série da Sondagem do Consumidor, apurada pela FGV. Ao todo, 82,7% das famílias apontam que a situação da economia é ruim. Outros 12,2% acham que o momento é "normal", o nível mais baixo da última década, apontou a instituição.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu a 82,0 pontos em julho, contra 83,9 pontos em junho, registrando queda pela quarta vez neste ano. Depois de uma leve alta em maio, o índice voltou a mergulhar nos últimos dois meses. Só em julho, o recuo foi de 10,8% em relação ao mês anterior. Apenas 5,1% dos consumidores avaliam que a situação está boa. "A queda vem sendo influenciada pela insatisfação e pessimismo em relação à economia e piora da situação financeira das famílias", diz a coordenadora da pesquisa, Viviane Bittencourt.
Compras
Diante do quadro macroeconômico atual, parece que os consumidores não veem motivos para ir às compras. A intenção de consumo de bens duráveis caiu 3,5%, para 69,7 pontos. Trata-se do menor nível desde outubro de 2005, quando estava em 68,4 pontos. O quesito foi o que mais pesou para a queda nas expectativas em julho.
O clima de otimismo parece realmente ainda distante com relação aos empresários do segmento. "Não há sinalização de melhora da atividade do setor para os próximos meses", destacou o consultor da FGV/Ibre Silvio Sales.
"De modo geral, os indicadores se mantêm em patamar historicamente baixo e as expectativas prosseguem piorando, em linha com o contexto de redução no nível de emprego e desaceleração do consumo doméstico."
O cenário para o comércio brasileiro neste ano é de inflação e juros elevados, com desemprego aumentando. Diante disso, em maio as vendas no varejo brasileiro caíram 0,9%, no pior desempenho em 14 anos para esse mês. E segundo a FGV, o Índice de Situação Atual dos comerciantes (ISA-COM) caiu 5,2% em julho, para 71,2 pontos. Tudo indica que a baixa confiança tanto de consumidores como de empresários diante da fragilidade econômica e dificuldade de recuperação da atividade deve se manter ainda nos próximos meses. O Índice de Expectativas recuou 2,4%.
Empresas positivas
Apesar das pesquisas, vários setores do comércio varejista ainda mantêm boas perspectivas para este ano. Algumas empresas tentam evitar o pessimismo. Dizem que apesar da desaceleração do consumo, ainda esperam crescer, principalmente em setores como franquias, home centers, cosméticos e moda íntima.
Veículo: Jornal DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País