Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

22/06/2015 12:46 - Consumidor sofre para adequar despesas de supermercado ao orçamento

                                Os clientes se transformaram em administradores financeiros. É o único jeito de as despesas de supermercado e outras compras caberem no orçamento familiar com a carestia crescente

 
A batalha contra a inflação acontece todos os dias, nos supermercados, dentro de casa, nos shoppings, nas ruas. Do jeito que é possível, as maiores responsáveis pelo orçamento da casa se esforçam para fugir da crise. Independentemente de suas profissões, elas são verdadeiras administradoras financeiras. Não se desanimam ao notar as remarcações que levaram o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) chegar na sexta-feira a 8,8%, a maior taxa acumulada em 12 meses desde dezembro de 2003. Aprendem, mesmo que seja na marra, a fazer tudo caber na renda cadente das famílias.

No supermercado, elas têm deixado produtos nas prateleiras, trocado marcas e buscado promoções. A dona de casa Evanice Machado, de 36 anos, se considera uma campeã de economia na hora das compras. O tomate, por exemplo, que teve uma das maiores altas nos últimos meses, ainda vai para o carrinho, porém em menor quantidade. “Quando levo leite, por exemplo, eu nem olho a marca, só o preço. Se um produto fica mais caro, procuro alternativas mais baratas”, conta. Os aumentos de custo dos alimentos também não passam despercebidos para a psicóloga Elizabeth Pereira, 55. Ela fica de olho nas promoções, evitando apertar muito o orçamento. A carne bovina, cujo preço ela considera ter “aumentado absurdamente” desde o ano passado, é trocada por opções mais baratas, como frango ou peixe. “Depende da promoção do dia”, explica. Outra maneira de economizar é flexibilizar a escolha dos produtos. “A marca não importa muito. Existem produtos muito bons e mais baratos que não são aqueles mais conhecidos. Não custa experimentar”, acredita.

A consultora financeira Gabriela Vale, da Libratta Finanças Pessoais, concorda que se desapegar das marcas pode ajudar a economizar. Mas ressalva que nem sempre isso é necessário. “Se uma pessoa tem preferência por uma marca mais cara, não precisa abrir mão disso, desde que compense buscando opções mais baratas de outros itens”, explica.

Para Gabriela, o que realmente funciona no supermercado é abandonar as compras de mês e focar em pequenas compras semanais. “Estoques são uma péssima ideia, porque estimulam o consumo. Por exemplo, quando alguém tem muito detergente na despensa, não se importa de gastar mais na hora de lavar louça. Quando tem só o essencial, rende muito mais”, exemplifica, deixando claro que isso serve para qualquer produto. Outro ponto negativo dos estoques é que eles estimulam a inflação. “Os donos de supermercado percebem que os clientes estão comprando muito detergente, então aumentam o preço. É a lei da oferta e da demanda.”



Veículo: Jornal Diário de Pernambuco


Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>