Economia
16/06/2015 10:28 - Vendas parceladas no Dia dos Namorados caem 7,82%, mostra indicador do SPC Brasil
Pelo segundo ano consecutivo houve uma forte queda nas consultas para vendas a prazo na semana do Dia dos Namorados. De acordo com o indicador calculado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o volume de vendas parceladas na semana anterior ao Dia dos Namorados (entre 5 e 11 de junho) caíram 7,82% em relação aos sete dias que antecederam a mesma data comemorativa no ano passado.
Vale ressaltar que a queda de 2015 se segue a um forte recuo de 8,63% verificado em 2014, intensificado na época pelo início da Copa do Mundo, o que já prejudicou nas consultas para vendas a prazo no ano passado.
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o resultado negativo deste ano se deve principalmente à alta dos juros e à inflação elevada, que enfraquece o poder de compra do consumidor brasileiro. "A alta dos preços e o aumento do desemprego, verificados nos últimos meses, têm como consequência imediata a menor disposição dos brasileiros para compras", diz Kawauti. "Além disso, a incerteza em relação ao futuro da economia impacta nos compromissos financeiros como o parcelamento de compras."
O Dia dos Namorados é a segunda data mais importante para o varejo no primeiro semestre e fica apenas atrás do Dia das Mães em volume de vendas e faturamento. O resultado negativo deve funcionar como uma prévia para o desempenho da atividade comercial ao longo de 2015 e para as próximas datas comemorativas, afirma a economista.
Assessoria de Comunicação do SPC Brasil
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País