Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

29/08/2008 12:53 - Como driblar a inflação?

Nos últimos meses os preços dos alimentos foram os que mais subiram; veja como usar a criatividade no momento das compras
 
 

A inflação está chegando e batendo na porta dos consumidores. Mesmo ainda baixa, não há quem não tenha percebido um aumento nos preços, principalmente, na conta do supermercado. E o que fazer se o salário é o mesmo e não sobe na velocidade da remarcação? Como criatividade é uma característica intrínseca aos brasileiros soluções não faltam. Entre uma economia aqui e uma substituição de produtos ali, consumidores encontram diversas maneiras de aliviar o orçamento.

 

Montar uma pequena contabilidade foi a saída encontrada pela dona de casa Rita de Cássia Mangabeira Hernandez para controlar melhor o dinheiro da família (formada por quatro pessoas: o casal e dois filhos de 16 e 4 anos). ''Vou tirando os supérfluos como bolacha recheada, por exemplo. Os supérfluos e os produtos de limpeza são os mais caros'', avalia. Além disso, ela acompanha frequentemente as promoções e costuma até fazer estoque de produtos aos quais ela prefere manter fidelidade à marca.

 

''Faço pesquisa de preços e vou ao supermercado apenas para comprar o que está na promoção'', diz Rita de Cássia. O sabão em pó da marca líder de mercado, por exemplo, é estocado quando está com preço mais baixo. Se o preço do produto não cai, a solução é trocar por uma marca compatível de custo mais competitivo. Já o detergente, ela avalia que não compensa comprar um mais barato de qualidade inferior, a não ser para utilizar em limpezas mais pesadas. O amaciante comprado não é o mais caro do mercado.

 

''Quando troco marcas pergunto para a minha funcionária se ela gostou do produto, se é bom. Faço isso para saber se compensa continuar comprando, para que o barato não saia caro'', observa a dona de casa. Entre os itens alimentícios, produtos como sal, açúcar, óleo de soja e azeite são trocados por outros mais em conta. ''Sempre procuro o meio termo e procuro comprar marcas similares com preços mais baratos. Também compro marcas próprias dos supermercados de produtos de limpeza, alimentação e higiene'', diz.

 

Entre hortaliças e frutas, a preferência sempre é por produtos da época, que têm qualidade melhor e preços mais baixos. E mesmo com todas essas manobras, Rita de Cássia afirma que está gastando 25% mais na compra de supermercado desde o começo do ano. Aliás, o supermercado não é o único alvo da economia. A TV por assinatura, internet e telefone são todos da mesma operadora, que oferece um plano de preço mais baixo. O mesmo foi feito em Ribeirão Preto (SP) onde a família mantém outros dois filhos estudando.

 

Desta forma, as ligações interurbanas têm custo de local. Os telefones fixos foram bloqueados e não completam mais chamadas para telefones celulares. A conta, que antes da mudança, variava entre R$ 400 e R$ 500 mensais, hoje fica em R$ 300. Outra alternativa usada pela família foi lançar mão da promoção de uma operadora de telefonia celular que ofereceu aparelhos e conta gratuitos por um ano. ''Aproveitamos a promoção e cancelamos o número da outra operadora. Vamos economizar, por um ano vamos falar de graça o que já representa uma boa economia'', avalia.

 

Veículo: Folha de Londrina

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>