Economia
26/05/2015 09:49 - Percepção de consumidores sobre inflação maior não é pontual, diz FGV
A percepção dos consumidores de que a inflação está comprometendo uma fatia cada vez maior do orçamento não é pontual, afirmou o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da Fundação Getulio Vargas (FGV), Aloisio Campelo. "Não é algo momentâneo, como o (aumento do) preço do tomate ou da cebola. Tivemos piora nas respostas", afirmou.
Em maio, os consumidores apontaram uma expectativa média de 8,9% para a inflação nos próximos 12 meses, pelo quarto mês seguido o maior nível já observado na série, iniciada em setembro de 2005. Analistas ouvidos no Boletim Focus, do Banco Central, porém, indicam esperar aumento de preços na casa de 6% nesse período, considerando a desaceleração prevista para 2016, mencionou Campelo. Ao fim do ano que vem, economistas projetam IPCA de 5,5%.
"Há uma certa defasagem nas respostas dos consumidores, que não tinham percebido qual era o nível da inflação. Com o tarifaço, houve um descolamento, e nos próximos 12 meses ele (consumidor) ainda não vê a inflação cedendo", disse o superintendente.
Diante do consumidor mais pessimista que os analistas, Campelo não descarta efeitos sobre a demanda nos próximos meses. "Isso afeta as decisões de consumo. As famílias percebem que a renda está caindo e ainda não veem alívio da inflação. Isso contribui para consumidor ficar ainda mais cauteloso", afirmou.
Ao todo, quase 40% dos consumidores esperam inflação acima de 9%, e a visão mais pessimista vem da baixa renda. Entre as famílias com ganhos mensais até R$ 2,1 mil, a expectativa é de que os preços subam em média 9,4% nos próximos 12 meses. "A inflação de alimentos e as tarifas têm mais peso no orçamento dessas famílias. Quando esses itens aumentam, elas ficam mais vulneráveis", explicou Campelo.
Veículo: Estado de Minas
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País