Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

22/05/2015 12:05 - Preço e frete grátis são os fatores que mais levam consumidores ao e-commerce

Uma pesquisa realizada pela TNS revelou que, apesar da evolução do comércio eletrônico no país, os consumidores ainda têm sua resistência com relação às compras dessa maneira por aqui. No Brasil, o nível de compras online varia entre 24% a 48%, com os preços mais baixos e a possibilidade de frete grátis sendo os fatores que mais atraem consumidores para os varejistas do setor. No relatório Connected Life, fica clara a ideia de que o cliente tem noção da existência do e-commerce – com 22% deles, por exemplo, realizando pesquisas online por preços, utilizando o celular, enquanto ainda estão nas lojas –, mas ainda preferem as varejistas tradicionais. Entre os motivos mais citados para essa situação estão preocupações relacionadas à segurança das transações e também quanto à garantia e autenticidade dos produtos adquiridos.

Essa tendência a pesquisar antes de comprar também varia de acordo com o setor. Quando se fala em produtos de tecnologia, por exemplo, 76% dos consumidores tendem a fazer buscas online antes de adquirir um dispositivo. Enquanto isso, no setor financeiro, essa consulta é feita, em sua maioria, off-line, por meio de amigos, familiares e visitas às agências bancárias, por exemplo. Apenas 15% dos entrevistados afirmaram usar a internet para conhecer opiniões sobre serviços do tipo.

Esses números também são baixíssimos quando o assunto são os supermercados, com apenas 5% dos entrevistados pela pesquisa afirmando usarem celulares ou outros dispositivos para realizarem as compras. Aqui, faz diferença o fato de que, indo até a loja, é possível ter acesso ao produto naquele exato momento, em vez de ficar esperando por uma entrega.

Apesar do crescimento global na disponibilidade e facilidade de se usar meios de pagamento mobile, sua utilização por aqui também é baixa. Apenas 11% dos brasileiros afirmaram já terem usado o celular para acertar as contas, enquanto globalmente, esse total chega a 20%.

Para a diretora de customer experience da TNS, Juliana Honda, a presença dos meios digitais no dia a dia das compras é significativa, apesar de nem sempre resultar em uma venda propriamente dita. Para ela, os lojistas precisam adequar suas dinâmicas para as peculiaridades do público. “Nem todas as faixas etárias possuem o mesmo acesso e conectividade”, explica. “Para desenvolver o e-commerce no país, é necessário ajustar a estratégia de negócio e a logística a aspectos comportamentais do brasileiro.”

A pesquisa foi realizada em 52 países e contou com 56,6 mil participantes. No Brasil, foram 963 pessoas entrevistadas de forma a levantar padrões de comportamento dos consumidores no ambiente digital.



Veículo: Site Canal Tech

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>