Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

08/05/2015 09:57 - Hipercentro sofre com a redução das vendas e do lucro

Lojistas esperam melhora tímida com o Dia das Mães

 



O comércio varejista do hipercentro de Belo Horizonte está amargando perdas devido ao desaquecimento da economia brasileira e à redução do poder de compra da população. A situação é agravada pelo aumento dos juros, dos custos com energia elétrica, e dos salários. Somente entre janeiro e abril, a estimativa é que as vendas tenham retraído cerca de 10%. Mas, levando-se em conta os aumentos dos custos, os lojistas acumulam perdas de até 20%. A expectativa é que o Dia das Mães - segunda melhor data para o comércio após o Natal - volte a impulsionar as vendas e traga novo fôlego ao setor.

De acordo com o presidente da Associação dos Comerciantes do Hipercentro de Belo Horizonte, Flávio Assunção, todos os segmentos do comércio vêm sentindo os impactos negativos da economia. O aumento dos juros e do endividamento, junto à redução do poder de compra, tem inibido o consumo. Além disso, os empresários que trabalham com produtos importados tiveram os custos ainda mais aumentados devido à desvalorização do real frente ao dólar.

"O comércio do hipercentro vem passando por dificuldades duplas, com o aumento dos custos e a redução do consumo. Nos primeiros meses do ano tivemos reajustes nas contas de energia, nos preços dos combustíveis e agora teremos o reajuste salarial de 8%. Somente os aluguéis não foram reajustados, mas têm custos elevados. Acreditamos que as vendas já recuaram em torno de 10%, mas levando-se em conta o aumento dos custos, as perdas podem chegar a 20%. Com a situação desfavorável, os empresários têm optado pela redução do quadro de funcionários e, em casos mais críticos, pelo fechamento das lojas", explica Assunção.

Para tentar driblar a situação, os lojistas têm investido em promoções, na diversificação dos produtos e no parcelamento das compras com o objetivo de atrair os consumidores.

"O momento de crise é o melhor para o consumidor comprar, já que a tendência é que os lojistas façam mais promoções e ofereçam condições melhores de pagamentos. Porém, com o aumento do desemprego, a população está receosa e evitando gastos. Para minimizar os prejuízos é importante que os lojistas negociem com os fornecedores e façam campanhas para atrair os clientes", disse o presidente da associação.

A expectativa é que o Dias da Mães traga novo fôlego para o setor, uma vez que a data é a segunda melhor para o comércio varejista. "Esperamos que as compras para o Dia da Mães sejam melhores para dar novo animo ao setor. As lojas do hipercentro têm produtos variados a preços acessíveis e isso pode ser um atrativo", explica Assunção.

Exemplos -
A economia desfavorável também tem afetado o desempenho da Simone Modas, com cinco unidades no hipercentro e duas em Venda Nova. De acordo com a proprietária, Jaqueline Bacha, com o aumento das taxas de desemprego e do endividamento, o movimento de clientes está menor, por isso não haverá contratação de funcionários para atender à demanda dos Dias das Mães, o que em anos anteriores era necessário.

"O comprometimento da renda da população e o endividamento das famílias são notórios, o que, aliado ao medo do desemprego, vêm deixando os consumidores extremamente inseguros em fazer compras. Outro fator é o aumento dos juros, que também inibe as compras".

Para atrair consumidores, a empresária tem investido na diversificação dos produtos, em promoções e no parcelamento a longo prazo. "O hipercentro ainda é o melhor lugar para se comprar. Estamos com os estoques variados, preços acessíveis e atendimento tradicional. Para estimular as vendas, também estamos parcelando as compras em até 10 vezes no cartão", explicou.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>