Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

30/04/2015 08:51 - Dia das Mães | Segunda melhor data do varejo não entusiasma os lojistas

Instabilidade econômica afeta compras

 



A instabilidade econômica e o aumento do desemprego poderá contribuir para que o Dias das Mães seja o pior para o comércio varejista nos últimos nove anos. De acordo com o levantamento feito pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), a intenção de compras dos consumidores está menor devido ao maior endividamento e ao receio em contrair dívidas. Por isso, a maioria dos lojistas, 41% dos entrevistados, acredita que as vendas serão menores que em anos anteriores.

O cenário negativo foi percebido pelos resultados de duas pesquisas realizadas pela Fecomércio: Expectativas do comércio varejista e Opinião do consumidor para o Dia das Mães.

De acordo com o economista da Fecomércio-MG Guilherme Almeida, o Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio varejista, atrás do Natal. Porém, neste ano, os lojistas estão pessimistas quanto ao desempenho. Em relação aos consumidores, os mesmos pretendem investir menos nos presentes.

"O tíquete médio de compras deve ficar menor que em 2014, girando em torno de R$ 150 por presente. O receio do consumidor se deve ao fraco desempenho da economia, que não permite que o mesmo extrapole nas compras. Fatores como o aumento do desemprego, a inflação em alta e o aumento dos juros fazem com que as pessoas tenham maior cautela na hora de comprar o presente".

Segundo a pesquisa com os consumidores, apenas 54,8% pretendem presentear alguém nesse dia, menor percentual desde 2007, quando foi registrada a maior intenção de compras para a data comemorativa, 87%.

Já a pesquisa que ouviu os lojistas mostrou que 41% dos entrevistados acreditam em retração nas vendas e apenas 28% dos empresários apostam que a demanda será melhor do que no ano passado. Dos empresários que esperam um desempenho melhor, a expectativa é de um crescimento de 10% nos negócios. "O mês de maio geralmente promove maior capitalização para os comerciantes, mas ao que tudo indica, este será um ano atípico, com vendas menores", avaliou.

Ainda segundo Almeida, neste ano também haverá mudança no perfil dos presentes. Nos anos anteriores, a maior parte das vendas era de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, porém a tendência é que a maioria dos consumidores, 38,9%, opte por roupas, que tem menor valor agregado. Os consumidores também priorizarão o pagamento à vista.

"O endividamento maior e o receio de contrair novas dívidas são os principais fatores que têm deixado os consumidores cautelosos. Na pesquisa percebemos que 40,5% das pessoas pretendem pagar as compras para o Dia das Mães no dinheiro e 26,3% no cartão de débito. Somente 22% pretendem parcelar no cartão".

A pesquisa também mostrou que 32,2% dos consumidores têm como principal estímulo na hora de decidir a compra as promoções e 29,3% buscam preço baixo. Já o que mais desestimula é o preço alto (50,2%), seguido de 27% que apontam o atendimento precário como desestímulo à compra.




Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>