Economia
29/04/2015 12:11 - Via Varejo espera melhora do cenário econômico no País
A partir do segundo semestre, maior rede varejista do Brasil acredita que o mercado deverá começar a melhorar
A empresa de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo espera melhora do cenário econômico brasileiro no segundo semestre, mesmo levando em conta o contexto atual de vendas fracas e desaceleração, disse o presidente da companhia, Líbano Barroso. A companhia, dona das redes de lojas Casas Bahia e Pontofrio e controlada pelo Grupo Pão de Açúcar - o maior varejista do País, antes do Carrefour e do Walmart -, afirma que vai manter suas projeções de investimento e abertura de lojas em 2015, segundo o executivo.
No ano passado, a rede varejista abriu 88 lojas no País, e a previsão é de 210 novos estabelecimentos entre 2014 e 2016, com uma média anual de 70 aberturas. "Vamos continuar expandindo em lojas e aumentando a capacidade no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste", declarou Barroso.
No primeiro trimestre deste ano, a receita líquida da Via Varejo teve queda de 1% na comparação anual, para R$ 5,39 bilhões, segundo relatório de desempenho de vendas no período.
Lojas
Se forem levadas em conta as 34 lojas do grupo que foram fechadas ou vendidas em 2014 por conta da fusão com a Casas Bahia, atendendo uma determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), haveria então um aumento de 0,1% no primeiro trimestre.
"Para nós, foi um trimestre praticamente igual", disse Barroso, minimizando os efeitos da valorização do dólar contra o real, das pressões inflacionárias e da suspensão do programa Minha Casa Melhor, da Caixa Econômica Federal (CEF), que facilitava a compra de imóveis e eletrodomésticos.
Segundo semestre
O executivo disse que a empresa deve apostar em uma retomada da economia no segundo semestre deste ano, o que provavelmente poderá influenciar nas vendas do setor no Brasil. "O P está passando por um momento de correção, o que não muda nada a nossa visão de crescimento".
A Via Varejo inaugurou ontem em Ipanema, região da zona sul da cidade do Rio de Janeiro, uma loja-conceito do Pontofrio denominada Premium Store, com produtos mais sofisticados e atendimento personalizado.
O investimento no novo empreendimento, que tem entre os destaques um televisor LED de 102 polegadas que custa cerca de R$ 270 mil, foi de R$ 5 milhões. A empresa havia anunciado em março um processo de reformulação de algumas lojas Pontofrio para atingir consumidores de maior poder aquisitivo no segmento de móveis. /Reuters
Veículo: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País