Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

17/04/2015 10:06 - Dia das Mães será fraco em vendas

Queda do otimismo e o temor do desemprego devem fazer consumidor gastar menos em presentes na data, considerada a segunda melhor do ano

 



Com a preocupação em conter gastos, os presentes para o Dia das Mães serão simples. Ao invés de contrair dívidas de longo prazo, com bens semiduráveis, o brasileiro deverá comprar produtos como roupas, sapatos e acessórios.

E pode preferir o prazer da experiência em família num restaurante do que o gasto com uma lembrança. "Mesmo com a situação desfavorável, mãe é mãe e os filhos compram algo", afirmou ao DCI o sócio fundador da ba}Stockler, Luís Henrique Stockler. A expectativa inicial do mercado é que as vendas não cheguem a 1% de crescimento no período, comprovando a contenção de gastos mesmo em uma data sazonal importante para o varejo. "Essa não é a primeira crise que vivemos e nesses momentos o consumidor segura os gastos", afirmou.

Para Stockler, se as redes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos quiserem vender, devem abusar das promoções no período. "Tem sempre aquele consumidor que compra no cartão de crédito e paga em até três vezes. Então ter bons preços ajudará", argumentou.

Outro ponto destacado pelo especialista seria o de criar ações promocionais com o mote do "presente da família", o que também pode ser uma medida assertiva neste momento de vendas em baixa. "Os filhos não costumam comprar um perfume e dividir o valor por três. Em uma outra categoria isso pode criar a intenção de compra."

Estimativa

Pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), apontou que os empresários cariocas estimam vender 0,5% a mais no Dia das Mães, a maior data comemorativa do comércio depois do Natal.

Segundo o presidente da CDL-Rio, Aldo Gonçalves, os lojistas estão moderadamente otimistas com as vendas no Dia das Mães e a estimativa de crescimento de apenas 0,5% reflete o fraco movimento comercial dos últimos três meses e o quadro econômico atual, com inflação e juros altos.

"Apesar desse cenário, os comerciantes criaram uma série de estímulos para aumentar as vendas entre promoções, descontos, sistemas de crédito diferenciados e diversificação de produtos", explicou, em nota.

Os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa seja cerca de R$ 140. A previsão é de que os clientes utilizem o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de loja, cheque parcelado, a prazo (crediário), dinheiro e cartão de débito. Os lojistas acreditam que vestuário, calçados, bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumes, produtos de beleza, celulares e eletroeletrônicos terão maior procura.




Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>