Economia
06/04/2015 10:10 - Comércio reduz os preços do tradicional chocolate em mais de 21% na Grande BH
Lojistas não querem produtos encalhados e saldões de ovos estão em alta na última hora
Quem arriscou e deixou para comprar o ovo de Páscoa na última hora, sem medo de não encontrar a marca preferida, ganhou mais folga no bolso. Levantamento do site Mercado Mineiro com 113 produtos em 13 estabelecimentos comerciais da Grande BH mostrou que, na reta final, o consumidor pode economizar mais de 21% na compra do tradicional chocolate. Para não correr risco de ficar com estoques altos de um produto sazonal que acaba virando saldo para grandes queimões, na última hora o varejo preferiu reduzir os preços. A expectativa é que entre hoje e amanhã ainda sejam registradas boas vendas daqueles que aguardam as promoções.
O primeiro levantamento do Mercado Mineiro foi feito em 5 de março, quando os produtos começaram a ser vendidos. A última tomada de preços realizada pelo site, na quinta-feira, véspera do feriado, indicou que, entre 113 produtos pesquisados, 111 tiveram o preço reduzido. Em ano de menor confiança do consumidor e freio nos gastos, muitas famílias decidiram ter mais cautela também na hora de comprar o típico chocolate da época, o que estimula as promoções. A Associação Mineira de Supermercados (Amis) espera uma alta de 2% nas vendas dos produtos sazonais da Páscoa, projeção menor que a de crescimento para o setor supermercadista em 2015, estimado em 2,5%. A expectativa também é bem mais modesta do que os 5% de aumento da Páscoa do ano passado, frente a 2013. “Este ano, o maior volume de vendas deve ficar concentrado nos ovos de menor valor, de até 200 gramas, que devem crescer 10%. Não temos projeção para os ovos grandes, mas essas vendas podem até cair frente ao ano passado”, observa Adilson Rodrigues, superintendente da Amis.
Segundo pesquisa do Ibope, 79% dos brasileiros têm o hábito de presentear com chocolates na páscoa. O engenheiro Roberto Coelho é um deles. Ele vai engrossar as estatísticas dos brasileiros que este ano preferiram os ovos menores e também mais baratos. Na quinta-feira, ele fez suas compras rapidamente e ficou satisfeito por ter conseguido ficar dentro do orçamento planejado. Seguindo as recomendações de sua mulher, o engenheiro comprou quatro ovos, um para a filha e os outros três para os netos, além de uma caixa de bombons especiais para a sobremesa da família na celebração da Páscoa de amanhã. “Escolhi os ovos pelo preço, por isso comprei bem rápido. Meu propósito era não gastar mais que R$ 20 em cada unidade.” Satisfeito, Roberto Coelho conta que atingiu a meta. Um dos ovos, de 230 gramas, lhe custou R$ 17,90, e os outros três (196 gramas), R$ 16,90.
Segundo o levantamento do Mercado Mineiro se tivesse feito suas compras antecipadamente o consumidor poderia ter desembolsado valor mais alto. De acordo com a pesquisa, a queda é generalizada. O preço médio do ovo Sonho de Valsa, por exemplo de 330g, que custava R$ 41,75 caiu para R$ 32,71. O ovo Bis Morango, 230 gramas passou de R$ 30,26 para
R$ 24,06, diferença de 20,48%. O ovo Grandes Sucessos Lacta – 345g está em média 17,59% mais barato, sendo que no período o preço passou de R$ 45,53 para R$ 37,52. Outro exemplo são os ovos Maxi Meninos – 150g e Maxi Meninas – 150g, que custavam R$ 40,10 cada, passaran a custar R$ 33,17 cada um, diferença de 17,28%.
Entre os 113 produtos pesquisados, somente dois ovos apresentaram aumento de preços, sendo que o maior foi de 11,12%, reajuste no preço dos mini-ovos Kinder Minieggs (85g), que custavam R$ 13,49 e tiveram o preço médio aumentado para R$ 14,99. Os Ferrero Eggs – Cacau (100g) passaram de R$ 19,45 para
R$ 19,99, aumento de 2,78%.
LISTA MENOR Mesmo com preços médios em queda, muitos consumidores torceram o nariz para a conta e afirmaram que em 2015 a compra encareceu. Este é o caso da esteticista de animais Vanilde dos Santos. Ela reduziu sua lista em dois presentes, um para o filho e outro para a afilhada. Com isso, esperava gastar entre R$ 50 e R$ 60, mas a conta ficou bem mais alta. “Comprei um ovo Ferrero para meu filho e um da Barbie para minha afilhada. Paguei R$ 94 nos dois.” Para o próprio consumo, Vanilde preferiu levar uma caixa de bombons, desembolsando menos de R$ 10.
Dados da Associação Brasiliera da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) indicam que os brasileiros já são os terceiros maiores consumidores mundiais da iguaria com 2,8 quilos por habitante ao ano, o que mesmo em momentos de crise deve garantir uma páscoa doce. A funcionária pública Fernanda Ramos, disse que este ano cortou os adultos de sua lista e decidiu presentear apenas as crianças. Mesmo assim, acabou gastando 30% a mais do que o planejado. Comprou ovos e dois coelhinhos de chocolate gastando perto de R$ 100. “Achei os ovos bem caros. Acredito que na última hora os preços possam cair ainda mais, mas fico com receio de não encontrar o produto que procuro”, comentou.
Veículo: Estado de Minas
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