Economia
02/04/2015 12:39 - Gaúchos devem gastar menos na Páscoa, projetam entidades
Maioria dos consumidores deve gastar até R$ 50 por presente
Comércio aposta em chocolates de menor tamanho e produtos úteis
O cenário de instabilidade econômica vai afetar a cesta de Páscoa dos gaúchos. Segundo levantamento feito pela Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), os consumidores pretendem gastar menos em 2015 em comparação com o ano passado: o valor deverá ser de até R$ 50 por presente para 67,1% dos entrevistados.
Já 23,7% devem gastar entre R$ 50 e R$ 100 por presente, enquanto 5,3% de R$ 100 a R$ 200 e 3,9% acima de R$ 200. Com isso, cada presente custará, em média, R$ 65. Ainda assim, de acordo com a AGV, a data deverá reverter cerca de R$ 270 milhões para o comércio gaúcho, valor que corresponde a um crescimento de 7,5% de presentes úteis.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre também prevê redução nas vendas de Páscoa e compra de produtos úteis. Segundo o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, este ano os preços dos chocolates aumentaram também em consequência dos custos industriais estarem maiores, como a energia elétrica e a mão de obra.
“Além disso, estamos apostando que as vendas de produtos úteis e com maior durabilidade, como roupas, acessórios e livros, irão superar a procura pelos ovos de chocolate, que anteriormente lideravam as vendas”, adiantou.
Essa tendência é apontada pelo levantamento da AGV. Apesar de a maioria dos entrevistados (73,7%) confessar não deixar de consumir chocolate por preocupação com a saúde e 46,1% afirmarem querer ganhar o doce, 35,5% disseram que gostariam de ganhar roupas este ano. Os eletrônicos têm a preferência de 18,4%, os livros de 13,2%, acessórios e cosméticos de 7,9%, cada um. Já 14,5% querem outros tipos de presentes.
Mesmo assim, o chocolate deve liderar as compras, já que 77,6% dos entrevistados irão presentear amigos e familiares com o doce. As roupas estão na vice-liderança, com 22,4% da preferência daqueles que irão as compras. Na sequência estão brinquedos/jogos infantis (14,5%), livros (6,6%), acessórios (5,3%) e cosméticos (3,9%).
Supermercados
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) projeta um crescimento real médio de 2% nas vendas em comparação com 2014. A aposta dos supermercados para alavancarem as vendas será em ovos de chocolates menores, em barras, bombons e tabletes.
“O gaúcho está com a intenção de presentear mais pessoas, mas com certeza serão ovos de chocolate menores. Em anos anteriores, os consumidores procuravam ovos grandes para agraciarem as crianças, enquanto neste ano a tendência é que procurem ovos menores, mas com brinquedos maiores. É uma mudança nos hábitos de consumo”, diz o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.
Conforme a Agas, os fatores para o baixo crescimento nas vendas passam pelo endividamento das famílias, pela diminuição do poder de consumo dos gaúchos em função de aumentos em contas regulares, como energia e combustíveis, e pela ocorrência da Páscoa em um período mais cedo do que em 2014, quando, devido ao clima mais frio, os consumidores estavam mais propensos a comer chocolates.
Veículo: Globo.com
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País