Economia
25/03/2015 11:57 - Vendas de Páscoa animam donos de supermercados no Paraná
Os supermercados paranaenses encomendaram entre de 4 e 5% a mais de produtos de Páscoa em 2015 e acreditam em vendas superiores às do ano passado. Quem faz a previsão é a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), que aposta no consumo de ovos menores e mais baratos. De acordo com a APRAS, o Ovo de Páscoa de até 150g é o produto que mais apresentou aumento nas encomendas por parte dos comerciantes. O único produto relacionado à venda que registrou queda foi a Colomba Pascoal.
Contrariando a maioria dos supermercados brasileiros que acredita que as vendas não devem crescer nesta Páscoa, os supermercadistas paranaenses estão otimistas em relação à data, mesmo com o setor estando mais “cauteloso”. Segundo o diretor comercial da rede de supermercados Condor Super Center, João Luiz de Lima Silva, por exemplo, “Espera-se um incremento nas vendas em torno de 12%, em relação a 2014”, ambiciona.
Ovos de ouro
O consumidor deverá ficar atento, já que todos os produtos típicos da época apresentaram aumento de preço. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os Ovos de Páscoa em geral apresentaram a maior alta (10,9%); chocolates em geral (8,8%).
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), o aumento dos preços gira em torno de 6%, em razão dos custos de insumos e mão de obra, acrescido do aumento da inflação. E o aumento pôde ser sentido pelo consumidor que já está pesquisando: “O preço [dos ovos] assustou! Planejamos gastar pouco este ano”, revela o comerciante Elsio Luiz Andretta, 58. “Vamos até pesquisar mais, para decidir quem presentear”, completa a esposa, Maria Nirma Zavareze Andretta, 60.
A característica do consumidor paranaense segue a do brasileiro: a compra de última hora. Cerca de 30% das vendas da Páscoa ficam para o sábado e 60% para os últimos quatro dias. Contudo, quem optar por realizar as compras de Páscoa nos últimos dias pode se frustrar. “Às vezes, por deixar para a última hora, o consumidor acaba pagando mais caro e não encontrar o produto que deseja, mas sim o que se tem nas gôndolas”, alerta o presidente da Apras, Cesar Moro Tozetto.
Veículo: Site RicMais
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País