Economia
25/03/2015 10:27 - Valor de itens da Páscoa varia até 54%, diz Procon
Os artigos mais pedidos pelos cearenses no período da Páscoa foram alvo de uma nova pesquisa do Procon Fortaleza nos dias 16 e 17 de março, quando técnicos do órgão de defesa do consumidor visitaram dez supermercados da Capital e atestaram: o preço de um ovo de chocolate da mesma marca e com as mesmas especificações (peso e sabor) pode variar até 54%, e o do pão de coco – típico na merenda nesta época do ano – varia até 35%.
Dos 80 produtos cujos preços foram investigados, 57 foram ovos de páscoa e o que apresentou maior diferença entre o menor (R$ 19,50) e o maior valor (29,50) cobrado foi o Garoto Clássicos 215g. Já para o pão de coco (500g), o Procon Fortaleza apontou uma diferença de 35%, a partir da variação entre o menor preço encontrado, de R$ 4,79 a R$ 6,49, o maior.
“Todas as variações de preços levaram em consideração as mesmas marcas e a quantidade exata no peso do produto, o que proporciona ao consumidor a confiança e fidelidade de análise da tabela de preços”, detalha a nota de divulgação da pesquisa.
Vinho e peixe
Incluído na edição deste ano da pesquisa, o vinho apresentou uma variação máxima de 24% – a maior entre dez marcas – para a garrafa de 700 ml do Quinta do Morgado, que varia de R$ 8,79 a R$ 10,90, de acordo com pesquisa do Procon Fortaleza. Outro artigo tradicional investigado foi o peixe, cuja maior variação foi de 22%, para o quilo de filé de tilápia e para a posta de cavala. Para o quilo do bacalhau a variação maior foi de 7%.
Em nota, “o Procon alerta para uma tendência de aumento de preços com a proximidade da Semana Santa”. “Pesquise preços e a qualidade dos produtos, pois o barato pode sair caro. Por exemplo, ovos de páscoa caseiros sempre são mais baratos, entretanto, temos que saber de sua procedência”, aconselha.
Veículo: Diário do Nordeste
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País