Economia
23/03/2015 12:20 - Vendas parceladas na Páscoa devem cair 2,5%, estimam lojistas
A expectativa foi traçada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
O volume de vendas parceladas na semana da Páscoa deste ano (entre 29 de março e 4 de abril) deve cair 2,5% em relação à mesma semana do ano passado (entre 13 e 19 de abril). A expectativa foi traçada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Se as expectativas se confirmarem, as vendas devem apresentar a primeira queda em seis anos. Nos anos anteriores, as expansões foram de 2,55% (2014), 5,31% (2013), 4,84% (2012), 7,26% (2011) e de 4,50% (2010).
Para os lideres do movimento lojista, o desempenho negativo reflete o baixo crescimento da atividade econômica brasileira e a continuidade da tendência de queda nas vendas observada ao longo de 2014 em outras datas comemorativas de impacto significativo no varejo, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal.
Os economistas do SPC Brasil atribuem o resultado à piora nos dados de emprego, ao menor crescimento da massa salarial, à alta dos juros e, principalmente, à alta inflação. "A inflação em patamar elevado diminui o poder de compra do consumidor e impacta no desempenho das vendas", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Para Honório Pinheiro, presidente da CNDL, a Páscoa é uma data importante para o comércio e tradicionalmente funciona como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo do ano. "Como todos os indicadores de confiança dos empresários e dos consumidores apontam que 2015 deverá ser um período difícil para varejo, devemos observar quedas nas vendas a prazo em algumas datas comemorativas deste ano", avalia Pinheiro.
Metodologia
A estimativa se refere ao índice que será calculado com base nas consultas para vendas parceladas nos sete dias que antecedem o início do feriado de Páscoa, entre o Domingo de Ramos e o Sábado de Aleluia (em 2015, de 29 de março e 4 de abril).
Veículo: Diário do Nordeste
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País