Economia
13/03/2015 10:09 - Vendas no comércio caíram 0,85% em janeiro
Setor deve crescer 1% em 2015
Assim como previsto, o ano de 2015 começou difícil para o comércio varejista de Belo Horizonte. Depois de um Natal decepcionante, o varejo na Capital fechou o primeiro mês do ano com queda de 0,85% nas vendas na comparação com igual intervalo de 2014, segundo dados divulgados ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
"Esse resultado é reflexo do atual cenário econômico do país, causado pela adoção de políticas equivocadas por parte do governo", afirmou o presidente da CDL/BH, Bruno Falci. Segundo ele, "a combinação de juros maiores, aumento no índice de desocupação e evolução da inflação está apertando o orçamento dos consumidores".
Setores - Dentre os segmentos que apresentaram melhor desempenho em vendas, o supermercadista e os produtos alimentícios foram destaque, com alta de 6,92% na comparação com janeiro de 2014. Em seguida vieram as papelarias e livrarias (+5,41%). "Mesmo quando o orçamento aperta as pessoas não deixam de se alimentar, então esses setores são favorecidos. Além disso, janeiro é o Natal das papelarias em função das listas de materiais escolares", explicou.
Já os setores que apresentaram maior queda no período foram tecidos, vestuário, armarinho e calçados (-11,81%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (-9,51%); ferragens, material elétrico e de construção (-4,03%) e produtos farmacêuticos, odontológicos e veterinários (-1,8%).
Na comparação com dezembro, a queda apurada nas vendas do comércio varejista de Belo Horizonte foi de 11,46%. Embora janeiro seja um mês tradicionalmente fraco para o comércio, já que o Natal é a melhor época do ano para o setor, a retração percebida no período foi a pior desde 2008, conforme Falci.
"Foi muito ruim mesmo, as pessoas não compraram nem mesmo com as promoções que foram realizadas no período", disse. O presidente da CDL/BH lembra também que o aumento dos combustíveis e de reajustes nas contas de luz e de transportes acabou por onerar ainda mais os orçamentos mais comprometidos.
Já nos últimos doze meses entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2015, o varejo belo-horizontino cresceu 1,81%. Entre janeiro de 2013 e fevereiro de 2014, o crescimento foi de 2,8%. "Mesmo estando positivo, este índice tem apresentado sucessivas reduções de seu valor, demonstrando uma diminuição na intensidade da atividade comercial na Capital", observou.
Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação foram: papelarias e livrarias (+9,07%); supermercados e produtos alimentícios (+2,96%); veículos novos e usados (+2,68%); artigos diversos (+1,58%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+1,5%) e máquinas, eletrodomésticos, móveis e equipamentos ({0,95%). Apresentaram queda: ferragens, material elétrico e de construção (-2,04%) e produtos farmacêuticos odontológicos e veterinários (-1,14%).
2015 - Mesmo com as dificuldades previstas para este ano, o presidente da CDL/BH ainda aposta que o setor vai crescer 1% em 2015. "Estamos trabalhando com muito aperto, mas acreditamos na capacidade de se reinventar do brasileiro e é nisso que apostamos: na reinvenção do comércio e dos serviços para continuarmos evoluindo", completou.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País