Economia
13/02/2015 11:59 - Apetite dos foliões deve resultar vendas maiores
Somente a demanda por cervejas na Capital pode saltar 60% no período
Os supermercados mineiros estão com os estoques de bebidas, carnes e petiscos reforçados à espera do apetite dos foliões. Segundo a Associação Mineira dos Supermercados (Amis), a venda dos produtos inerentes à comemoração devem registrar, em média, alta de 30% no período. Já as cervejas provavelmente vão registrar aumento mais expressivo, de 60%, em relação a uma época sem comemorações.
Com isso, os estabelecimentos esperam anular a possível perda provocada pelo funcionamento reduzido, uma vez que a convenção coletiva do setor não permite a abertura das lojas na segunda-feira e na terça ela ocorre em regime especial.
Conforme o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, aqueles empresários que apostaram em um planejamento consistente devem colher mais frutos nesta época. "Eles devem ter se preparado com antecedência para não sofrer com a falta de alguns produtos nos estoques. Outra estratégia é investir em uma decoração atraente e rearranjar a exposição dos itens mais procurados", destaca.
O Supermercado 2B, no bairro Prado (região Oeste), seguiu as recomendações da entidade e tem uma expectativa positiva. De acordo com o proprietário, Gilson de Deus Lopes, o último Carnaval foi uma surpresa positiva, o que motivou o estabelecimento a pensar em outras maneiras de aproveitar melhor o período neste ano. "Por isso, distribuímos as bebidas em vários pontos do supermercado, para que o cliente tenha acesso mais fácil a elas. Também reforçamos os estoques dos petiscos mais em conta, pois acreditamos que eles terão mais demanda", revela.
A previsão é de que, em relação ao último Carnaval, o incremento nas vendas, em geral, seja de 10%. O índice está relacionado ao fortalecimento da festa na capital mineira, o que motiva os moradores a permanecer na cidade e, possivelmente, atrairá turistas.
A rede Super Nosso, responsável pelas marcas Apoio Mineiro e Super Nosso, projeta incremento de 15% sobre o exercício passado. O aumento é impulsionado, sobretudo, pela maior comercialização de cervejas, energéticos, destilados, sucos e refrigerantes. O gerente de Negócios e Vendas, Hamilton Almeida, acrescenta que as carnes para churrasco e petiscos, como queijos e salaminhos, tenham também uma boa procura.
"Certamente estamos melhor preparados para o Carnaval deste ano, pois vamos ter muitos foliões pela cidade precisando se hidratar depois de tanta comemoração", avalia Almeida, em tom bem-humorado.
Interior - A Central Supermercadista Opa, com 15 supermercados na Zona da Mata, informa que a previsão é de que o consumo de bebidas e carnes cresça 24% frente a idêntica época do exercício anterior, enquanto as vendas, em geral, devem aumentar 10%. "Estamos fazendo um esforço para atrair os clientes. Conseguimos negociar os preços com os fornecedores, demos mais ênfase a esses produtos nos encartes promocionais e aumentamos a exposição deles na área de vendas", frisa o gestor da rede, Warley Duarte.
Contudo, ele acredita que o avanço registrado neste Carnaval será menor na comparação com o de 2014. "Ano passado, a elevação foi de 19%", de acordo com Duarte. Ele atribui a desaceleração à frágil conjuntura econômica, que motiva o consumidor a reduzir gastos.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País