Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

06/02/2015 10:35 - Perdas no varejo representam R$ 1 bilhão

Roubos, furtos, extravios e gestão defasada contribuem para que o setor perca faturamento

 



Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) apontou que os varejistas dos principais segmentos de bens de consumo - supermercados, farmácias e material de construção - deixam de lucrar R$ 1 bilhão ao ano com perdas no ponto de venda.

Segundo o presidente da entidade, Claudio Felisoni, o indicador atingiu 2,31% do faturamento líquido das empresas e mostra que, aos poucos, os empresários mostram maior atenção à prevenção de perdas. "Em 2012 esse indicador era de 1,83% e passou para mais de 2% em 2013. Isso indica que os varejistas estão mais atentos às ações que levam as lojas a terem prejuízos", disse ele.

A pesquisa identificou que, em 2013, os supermercados deixaram de lucrar em 5,20% em razão de perdas; nas farmácias, o índice foi de 1,37%, e no segmento de material de construção, 1,41%. Os dados contaram com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras); do Sebrae e da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), em levantamento que ouviu mais de 5 mil lojistas.

Supermercados

Entre os supernercadistas, 61% afirmaram ter um setor ou tomar medidas de prevenção de perdas, contra 39% que disseram não ter; 43% conseguiram identificar a origem da perda e 57% não conseguiram.  "Não conseguir identificar significa não empregar ações contra", argumentou Felisoni.

Foi constatado na pesquisa que os furtos externos (feitos por clientes) correspondem a 21% das perdas. O internos equivalem a 14%. "É necessário motivar os funcionários, assim eles não terão motivo para prejudicar a empresa que representam", afirmou.

Farmácias


Nas redes de drogarias, o indicador foi um pouco menor: 1,37%. Foi constatado que 89% das empresas fazem prevenção de perdas, contra 11% que não tomam nenhuma providência.  As perdas nas redes de farmácias ocorrem pelos seguintes motivos: 23% por furto interno; 29% quebras operacionais; 24% erros operacionais; 12% furtos internos; 3% por fraude de terceiros e 9% por outros motivos. "Os produtos mais roubadas nesse segmento são Dorlfex, desodorantes, chocolates, Coristina, Neosaldina. Esses produtos ficam à mostra, o que facilita o roubo", disse Felisoni.

Material de construção

No segmento de material de construção, as perdas representam 1,41% do faturamento. O estudo do Ibevar identificou que as varejistas do segmento costumam usar o inventário para identificar as perdas nos pontos de venda. "65% deles fazem inventário semestral. Outros 35%, anual", disse o especialista.

Os pequenos e médios varejistas não ficaram de fora da pesquisa. Foi identificado que, em 2013, eles perderam 6,8% do seu faturamento.




Veículo: Site DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>