Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

05/02/2015 09:35 - Vendas via mobile estão em expansão

O mobile commerce brasileiro, ou m-commerce - que são as vendas realizadas por dispositivos móveis, como tablets e smartphones no Brasil - também tem o que comemorar. A E-bit calculou quanto o volume transacional do m-commerce, em navegação via browser sem uso de aplicativos (apps) relativo ao volume do e-commerce total. Se em janeiro de 2013 estava em 2,5%, um ano depois já estava 4,8% e em junho de 2014, 7%. O resultado em janeiro de 2015 bateu a marca de 9,7% das compras pela internet no país. A maior parte dessas transações é originada de smartphones (56%), de acordo com o registrado no final do ano, tendo superado o uso dos tablets (que iniciou o ano com 60%) para esta finalidade.

De acordo diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti, responsável pelo WebShoppers - relatório sobre o comércio eletrônico brasileiro divulgado pela E-bit - o investimento em plataformas pensadas para os dispositivos móveis é imprescindível. A multicanalidade, uma das tendências mais importantes do e-commerce mundial, ainda é incipiente no Brasil.

"As pessoas estão criando esse hábito, de entrar em uma loja on-line e visualizar os produtos pela tela pequena. O consumidor tem a conveniência de estar dentro de um shopping center e poder pesquisar os preços em outras lojas pelo comparador de preços e decidir pela melhor compra, esteja onde estiver. Nos Estados Unidos já existem casos de empresas que permitem a compra feita pela rede e retirada na loja física, assim como a troca. No Brasil ainda existem questões de legislação que precisam ser resolvidas pra isso", explica Guasti.

O perfil do consumidor mobile traz as classes A e B como as que mais consomem com a plataforma (62%), ante as classes C e D (27%). Este consumidor tem, inclusive, a renda média maior, se compararmos com a daquele consumidor apenas do e-commerce, sendo R$ 6.128 contra R$ 4.378.

Quanto ao sexo e idade, as mulheres são quem mais compram por smartphones ou tablets, representando 56% desse público. A média de idade deste consumidor é de 40 anos, sendo a faixa etária que mais realiza compras vai de 35 a 49 anos (39% delas e 38% deles).

Tratando-se das categorias que mais geram pedidos via tablets e smartphones, o ranking teve algumas alterações, em relação ao levantamento realizado no primeiro semestre de 2014. Em primeiro lugar ficou Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/Saúde (16,2% em participação), que tirou a de Moda e Acessórios (14,4%) do topo, colocando-a em segundo lugar. Em seguida estão Eletrodomésticos (11,5%), Casa e Decoração (7,8%) e Livros/Assinaturas e Revistas (7,7%).




Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>