Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

27/01/2015 11:38 - Vilão tradicional de janeiro, tomate cai 20% com a seca

Apesar da seca, os preços dos hortifrútis continuam com uma evolução dentro da média para este período do ano. A única diferença é que, tradicionalmente, os preços sobem devido ao excesso de calor e de chuvas intensas

 

 



Neste ano, algumas regiões continuam sendo afetadas pelas chuvas. Em outras, no entanto, o motivo da alta é a redução de oferta de produtos devido à falta de chuva. Até sexta-feira passada, os preços médios das verduras subiram 8,5% na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), um pouco abaixo dos 9,2% de variação dos preços dos legumes. Já as frutas tiveram queda de 1,4% no mesmo período.

A oferta de produtos vem caindo 10% neste mês, e os preços não sobem mais devido à menor demanda ocasionada pela parte da população que está em férias. Os preços mudarão de comportamento, no entanto, a partir de fevereiro e devem subir acima da média histórica, segundo Flávio Godas, economista da Ceagesp. "Esse é um período em que a planta necessita de mais água, que está escassa em algumas regiões", diz ele.

A situação poderá ficar mais crítica para os preços das verduras, cuja produção comercializada na Ceagesp vem 100% do Estado de São Paulo, um dos mais afetados pela seca. Um caso curioso é o do tomate, destaca Godas. Tradicionalmente chamado de vilão nos meses de janeiro, o produto está com queda de 20% neste mês. Apenas na semana passada, recuou 32%. O recuo se deve ao forte calor, que provoca um amadurecimento mais rápido e, portanto, eleva a oferta.

Essa conta poderá ser paga, no entanto, lá na frente, quando a oferta cair, diz o economista da Ceagesp. No ano passado, 1,8 milhão de toneladas dos hortifrútis comercializados na Ceagesp teve como origem o Estado de São Paulo. Esse volume representou 51,9% de toda a comercialização do entreposto. A região do Alto Tietê, onde está localizada Mogi das Cruzes, cidade próxima de São Paulo e um polo de verduras, representou 15% da oferta desse volume.

Minas Gerais é o segundo maior Estado fornecedor de hortifrútis ao entreposto de São Paulo, seguido da Bahia. Este último, devido à participação na oferta de manga e de uva oriundas do Vale do São Francisco, enviou 198,5 mil toneladas a São Paulo, 5,8% do volume total comercializado no entreposto.

Uma intensificação da seca --e a consequente redução na oferta de verduras do Estado de São Paulo-- não vai paralisar a comercialização desse produto, mas terá pressão nos preços. As verduras terão de vir de regiões mais distantes, como Goiás. Custos de transporte e perdas no percurso, por ser um produto sensível, devem elevar os preços para o consumidor, segundo Godas.



Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>