Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

15/01/2015 10:07 - Comércio reage, mas avanço no ano é o menor desde 2003

Alta de 2,4% acumulada até novembro é limitada por inflação, baixa confiança do consumidor e crédito caro
Apesar de desempenho modesto, vendas em novembro superaram projeções do mercado; 2015 deve ser melhor

 



As vendas do comércio varejista no país acumularam alta de 2,4% de janeiro a novembro de 2014, a menor marca para o período desde 2003, quando o país vivia um período de recessão após a crise eleitoral de 2002. Os números, divulgados pelo IBGE nesta quarta, são consequência da alta da inflação e da queda da confiança dos consumidores em um cenário de esfriamento da renda e do emprego e de encarecimento do crédito, mais escasso. Em 2013, o avanço no período fora de 4,3%.

Nos 12 meses encerrados em novembro de 2014, as vendas se expandiram em 2,6%. Os resultados modestos contrastam com o desempenho "surpreendente" em novembro, segundo analistas, quando o comércio emendou sua quarta alta e cresceu 0,9% sobre outubro e 1% sobre novembro de 2013.

Os números superaram as expectativas no mercado, de estagnação em relação ao mês anterior e retração de 0,5% em relação ao ano. Para Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio, porém, os bons resultados dos últimos meses não configuram tendência de recuperação.

SETORES


O Bradesco ressalta, em relatório, que o crescimento em novembro "não ocorreu de forma homogênea entre os segmentos pesquisados". Os destaques positivos ficaram com móveis e eletrodomésticos (5,4%), equipamentos de informática (4,9%) e vestuário (3,4%).

O primeiro foi o principal responsável pela distância entre as projeções, mais pessimistas, e a taxa mais elevada do varejo em novembro. Já o ramo de supermercados e demais lojas de alimentos restringiu o desempenho do varejo, com queda de 0,8% na esteira da inflação em alta, especialmente de alimentos. O segmento é o de maior peso no comércio varejista.

Para Rodrigo Miyamoto, economista do Itaú, a desaceleração da massa salarial "deve ser um limitante do crescimento das vendas" em 2015, assim como para o consumo das famílias. "O ano 2014 foi delicado para o varejo em razão de diversos fatores, como inflação elevada, taxas de juros ao consumidor em níveis recordes e desaceleração da massa de rendimentos", afirma Bentes.

Os mesmos fatores vão afetar o comércio neste ano. A entidade estima o crescimento das vendas em 2,6% em 2014 e projeta alta de 3% em 2015 diante da desaceleração de preços. Apesar dessa previsão, o resultado acima do previsto em novembro "deve contribuir para que o PIB tenha crescimento positivo no quarto trimestre de 2014, a despeito da fraqueza nos dados de produção industrial", segundo o Itaú.

O Bradesco, porém, diz que os resultados da indústria e do comércio prenunciam um PIB próximo da estabilidade no quarto trimestre. O dado será conhecido em março.



Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>