Economia
06/01/2015 09:01 - Perspectiva de gastos no 1º tri cai 20,8% na cidade de SP
A perspectiva de consumo das famílias paulistanas para o primeiro trimestre deste ano caiu 20,8% em relação ao mesmo período de 2014, segundo a FecomercioSP.
O indicador alcançou 100,6 pontos, o menor patamar desde o início da série, em 2011. O índice varia de 0 a 200 --abaixo de 100 pontos é considerado um cenário insatisfatório pela entidade. "Não é um panorama catastrófico, mas está bem abaixo do que ocorreu no ano anterior. Significa que cerca de 50% dos paulistanos pretendem comprar menos nos primeiros três meses do ano", diz Guilherme Dietze, economista da FecomercioSP.
A retração também puxou para baixo o nível de consumo, que teve em 2014 o pior dezembro desde 2011, com 83,7 pontos. "As famílias estão mais cautelosas por conta de inflação, restrição de créditos e taxa de juros que encarece os financiamentos, além de não terem garantia quanto ao emprego, devido ao baixo crescimento da economia."
A tendência é que, com reajustes na tarifa de ônibus e do IPTU, os indicadores se mantenham em queda em 2015, diz Dietze.
Veículo: Folha de S. Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País