Economia
17/12/2014 09:55 - Consumidor de Americana e região compra na última hora
Pesquisa revela que gastos serão maiores este ano; 13º será preservado e a preferência é pelo pagamento à vista, evitando começar 2015 já com dívidas
A Ventura Inteligência realizou entre os dias 02 e 03 de dezembro uma pesquisa que teve como objetivo avaliar o comportamento dos consumidores de Americana, Santa Bárbara d'Oeste e Nova Odessa em relação às compras de final de ano. Foram 337 entrevistados e a margem de erro é de 5%. O estudo indicou que 79,9% dos entrevistados já fizeram ou pretendem fazer compras para o Natal.
Destes, a maioria (51,7%) deve comprar cinco ou mais presentes, já os mais brindados devem ser filhos (55,4%), mães (49,1%) e esposas ou maridos (41,3%). Roupas (80,3%), calçados (42%), acessórios de moda (27,1%) e brinquedos (25,3%) apareceram no topo da pesquisa como os artigos que serão mais procurados neste fim de ano, deixando para trás itens que já lideraram em anos anteriores como games (8,6%) e smartphones (2,6%).
A maioria dos entrevistados (35,7%) pretende ainda gastar entre R$ 100,00 e R$ 300,00 com todos os presentes, enquanto 30,9% devem gastar até R$ 500,00. Questionados como vão pagar, 57,5% disseram que vão usar dinheiro, 37,3 % cartão débito e 31% cartão de crédito. Ninguém irá utilizar cheque e apenas 4,5% devem utilizar carnê ou boleto. O que revela uma mudança no perfil da população, que não quer mais dívidas para 2015.
O molho e o peixe
O professor de economia da IBE FGV, Múcio Zacharias aconselha: "comprar sempre à vista, aproveitando descontos. Faça cotações, há muita variação de preço que pode chegar a mais de 300% de um mesmo item e utilize comparadores de preço via internet. Mas, tome cuidado com o ambiente on-line, especialmente com lojas virtuais anônimas, para que o molho não saia mais caro que o peixe", adverte.
Mesmo com a retração do mercado em 2014, 23% dos entrevistados pretendem comprar mais presentes este ano do que em 2013. E mais, 35% deles confessam que irão deixar suas compras para a última semana ou ainda para os últimos dias que antecedem o Natal. "2014 foi um ano complicado para o varejo, mas estamos bastante otimistas em relação ao final de ano. O movimento do Tivoli Shopping já está intenso, e, como a pesquisa revela, esperamos que aumente muito na última semana", diz o superintendente do shopping, Roberto Pereira.
Os entrevistados também responderam sobre como devem utilizar seu 13º salário. Apenas 6,3% disseram que o usariam inteiro para comprar presentes, ante 43,7% que disseram usar apenas uma parte dele para este fim. Já 21,6% vão usá-lo integralmente para pagar outras contas e 28,4% não o recebem. A pesquisa utilizou entrevistas pessoais com questionários de perguntas fechadas e abertas. As abordagens foram feitas aleatoriamente, nas cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d'Oeste. Além disso, foram utilizadas ferramentas de questionários on-line.
"Estamos bastante otimistas" em relação ao final de ano, diz o superintendente do Tivoli Shopping (foto), Roberto Pereira . Segundo ele, movimento já está intenso, e, como a pesquisa aponta, deve aumentar na última semana.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País