Economia
03/12/2014 12:00 - Preços de produtos de Natal variam até 110% em PG
Pesquisa do Procon de Ponta Grossa aponta preços de 111 produtos típicos das festas de final de ano nas quatro principais redes de supermercado
Entre os alimentos, uma diferença de 110%. Entre as bebidas, uma variação de 82%. Esses são alguns dos resultados da pesquisa feita pelo Procon de Ponta Grossa, ligado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, com base em 111 produtos alimentícios mais comprados no período de festas de final de ano. A pesquisa, desenvolvida pela chefe de Controle Processual do órgão, Franciele Nascimento, e supervisionada pelo coordenador executivo, Edgar Hampf, foi feita entre os dias 20 e 26 de novembro, envolvendo as quatro maiores redes de supermercados de Ponta Grossa (Big, Condor, Muffato e Tozetto).
Estão incluídos na pesquisa, de acordo com o Procon, azeites, bombons, carnes congeladas, cereais e farofas prontas, conservas, frutas em calda, panetones e chocotones. Em função da data de realização da pesquisa – com um intervalo de quase um mês até Natal – alguns supermercados estavam ainda desabastecidos de alguns produtos. Um bom número de produtos também estava presente através de marcas próprias de cada supermercado, inviabilizando uma comparação adequada, em função das diferenças na qualidade de cada produto. Conforme o coordenador do Procon, também foram consultados supermercados menores, mas a disponibilidade dos itens constantes da pesquisa era bastante reduzida, tornando impossível o cotejo estatístico.
Com relação ao percentual de abastecimento de produtos pesquisados, dos 111 itens verificados, a rede Condor é a que dispõe do maior índice (86%), seguida por Muffato (54%), Big (51%) e Tozetto (46%). Esta última rede não apresentou os números relativos às carnes congeladas, ainda indisponíveis à época da realização da pesquisa. Assim, dos 111 itens pesquisados, 96 podem ser encontrados na rede Condor; 60 no Muffato; 57 no Big e 51 no Tozetto.
Diferenças
Entre os preços verificados pelo Procon, a maior diferença foi verificada no azeite de oliva extra virgem (200 ml, Gallo, lata). No Condor, esse produto pode ser adquirido por R$ 7,14, ao passo que no Big a mesma lata de azeite custa R$ 14,98 – uma diferença de R$ 7,84 ou 110%. Entre as bebidas, a diferença mais expressiva foi constatada no preço do espumante Miolo (750 ml). No Condor, a garrafa do produto (750 ml) custa R$ 20,90, ao passo que no Big a mesma garrafa custa R$ 38, representando uma diferença de 82% – ou R$ 17,10.
Veículo: A Rede
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País