Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

18/11/2014 09:17 - Lojistas da Capital mineira apostam fichas no Natal

Com economia desaquecida, o desempenho das vendas do comércio no decorrer deste ano deixou a desejar

 



Com a proximidade do fim do ano cresce ainda mais as expectativas dos lojistas da capital mineira em relação ao Natal.  que como o desempenho das vendas do comércio no decorrer de 2014 deixaram a desejar, os empresários do setor estão apostando todas as fichas naquela que é considerada a principal data para o varejo. Levantamento realizado pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) em Belo Horizonte revelou que 41% dos comerciantes estão otimistas e que destes, metade aposta em vendas maiores para o período natalino.

"O ano como um todo vem sendo muito difícil para os empresários. As vendas não atingiram os patamares esperados, nem mesmo em datas comemorativas e tradicionais. Agora eles estão com uma expectativa maior sobre o Natal, dada a importância que a data tem no calendário do segmento", explica o economista da entidade Gabriel Ivo.

No entanto, Ivo destaca que embora a expectativa sobre a data seja maior, o otimismo está menor. Prova disso, conforme o economista, são os 41% dos empresários que disseram ter expectativas positivas neste Natal. "Este número já foi maior em anos anteriores", diz. Para 50,4% as vendas serão melhores, para 29% iguais e para 20,6% piores.

Em relação aos setores, os três segmentos mais otimistas com as vendas este ano se comparado ao ano passado são calçados e artigos de viagem (61,8%), material esportivo (58,3%) e perfumaria (55,6%). Enquanto os três setores que esperam vender o mesmo tanto de 2013 foram respectivamente informática (58,3%), livrarias e papelarias (52,9%) e produtos alimentícios (51,7%).

Já os três segmentos menos otimistas com o Natal de 2014 foram tecidos e artigos de cama, mesa e banho (42,9%), telefonia e móveis e decoração, ambos com 33,% esperando vendas ruins e péssimas.

Prioridade - Além disso, a pesquisa revelou que houve uma inversão de prioridade dos produtos a serem mais procurados pelos consumidores este ano em relação a 2013. No exercício anterior os empresários apostavam em produtos mais tecnológicos como smartphones e tablets. Em 2014, os lojistas acreditam que os consumidores irão procurar por produtos mais em conta e ditos de maior necessidade, como roupas e os calçados.

O economista ressalta que como principal forma de pagamento a ser utilizada pelo consumidor o empresário apontou o cartão de crédito parcelado. Porém, na pesquisa realizada com o consumidor foi apontado que ele priorizará as compras à vista no dinheiro (50,7%).

"Isso significa que o consumidor vai procurar por descontos para comprar à vista e aquele lojista que estiver atento e oferecer o benefício conseguirá o retorno financeiro no momento da venda e não em 30 dias como acontece com as compras parceladas", ressalta.




Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>