Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

10/11/2014 08:31 - Inadimplência dos consumidores volta a aumentar em BH, aponta pesquisa

Depois de ter caído para 4,5% em setembro, a inadimplência dos consumidores de Belo Horizonte voltou a subir consideravelmente no último mês, chegando a 5,3%. O comprometimento da renda das pessoas nos próximos meses também cresceu, de 49,9% em setembro para 58,5% em outubro.  o que aponta a Pesquisa de Endividamento do Consumidor (PEC), realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas).

Segundo a analista de pesquisa da entidade, Luana Oliveira, o aumento do calote registrado no mês passado pode ser atribuído não somente à atual conjuntura econômica, que tem corroído o poder de compra da população, mas também ao Dia dos Pais, uma vez que para integrar o cadastro negativo, as pessoas têm que estar com contas atrasadas por mais de 90 dias.

O número de consumidores com contas em atraso em Belo Horizonte também cresceu. Em outubro este índice correspondeu a 15,9% e em setembro foi de 11,4%. Os consumidores que possuem algum compromisso financeiro em atraso acima de 91 dias representaram 13,2% do total. Já 36,8% dos entrevistados têm atrasos de menos de 30 dias.

O levantamento revela que, em outubro, 74,2% dos entrevistados comprometeram suas rendas com cartão de crédito, enquanto os cartões de lojas foram responsáveis pelo comprometimento da renda de 8% e os carnês, de 3,3%. Para saldar os compromissos em atraso, 38,2% das pessoas endividadas deixaram de usar o cartão de crédito em outubro.

Descontrole - Luana justifica a medida adotada pelos clientes com a confusão que eles fazem com o meio de pagamento ou financiamento, utilizando-o sem controle para comprar produtos e serviços. "Esse é um indicativo do uso indiscriminado do cartão para a aquisição de uma ampla gama de bens e serviços seguido, muitas vezes, do não acompanhamento sistemático das contas por meio dos comprovantes de compras", observa.

A intenção das pessoas ao suspender o uso do chamado "dinheiro de plástico" e quitar suas dívidas está no retorno às compras a prazo. A analista lembra que com a proximidade do Natal, principal época do comércio, a população deseja voltar a consumir.

"Inclusive, a tendência é que haja aumento na utilização da modalidade de pagamento daqui para frente. Mas o uso do dinheiro em espécie também deverá ser grande, já que as pessoas estão interessadas em promoções e descontos, priorizando o crédito para o pagamento dos tradicionais impostos do início de ano", explica.

Os compromissos financeiros absorvem entre 10% e 30% da renda familiar de 29,5% dos entrevistados, indicador abaixo dos 37,5% apurados na pesquisa anterior. Os consumidores que afirmaram ter sua renda comprometida entre 31% e 50% correspondem a 22,3% do total. Este resultado foi acima do que o apurado no mês anterior, de 13,5%.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>