Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

24/09/2014 08:30 - Vendas no Dia das Crianças não entusiasmam os lojistas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) estima crescimento entre 0,5% e 1,5% nas vendas do Dia das Crianças deste ano sobre o exercício passado. Caso a projeção se confirme, os negócios realizados pelo varejo da Capital poderão chegar a R$ 2,24 bilhões, impulsionados principalmente pelas vendas relativas à data comemorativa, contra os R$ 2,21 bilhões registrados em 2013. Este é o pior desempenho, em termos percentuais, desde 2001, quando a alta em relação ao ano anterior havia sido de apenas 0,3%.

O cálculo da entidade levou em conta o histórico de resultados na data comemorativa e a atual conjuntura econômica do país. Para se ter uma ideia, no ano passado, as vendas do mês de outubro cresceram 2,24% frente a 2012, enquanto naquele exercício o incremento foi de 4,02% na comparação com 2011. Já quando avaliado o desempenho das vendas do comércio entre 2008 e 2009, período da crise mundial, a alta chegou a 3,4%.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Marco Antônio Gaspar, o desempenho previsto para este ano é alarmante, já que configura uma espécie de termômetro para o Natal, considerada a principal data em termos de vendas para o comércio varejista de todo o país.

"Esta é a quarta data comemorativa no calendário anual, mas como o fim do ano já se aproxima representa também estimativa para a época mais importante para o setor. E ao que tudo indica, teremos consumidores mais uma vez receosos, comprando presentes de menor valor agregado", explica.

Expectativa - Diante disso, conforme Gaspar, é inevitável a expectativa por um Natal mais magro também. Ele destaca que 2014, por si só, já não tem se configurado como um ano positivo para o comércio. "Para o comércio e para a economia em geral. Temos um cenário completamente adverso, com juros em alta, inflação subindo, inadimplência aumentando o poder de compra cada vez menor", completa.

Para tentar reverter a situação, conforme o vice-presidente da CDL-BH, cabe aos lojistas adotarem uma série de ações que estimulem as pessoas a ir às compras. No caso do Dia das Crianças, ele destaca a realização de eventos, promoções e atrativos nas lojas. Já em relação ao Natal, o empresário enfatiza que é necessário maior tempo para o planejamento dos varejistas.

"No caso do Dia das Crianças o estoque já está formado e deve ter sido em menor volume. Mas, para o Natal, ainda é possível elevar as projeções, pensando em estratégias, criando alternativas, investindo em qualificação, vitrine e promoções", justifica.

Em relação aos produtos que provavelmente serão mais procurados estão os tradicionais, entre eles bonecas, brinquedos educativos, carros e jogos. Mas, outros itens também serão desejados pelo público, como os relacionados a filmes e seriados do momento, videogames, bicicletas e eletrônicos. A expectativa da Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) é de crescimento de 12% em relação a 2013, mesma previsão do ano anterior, para as vendas em todo o país.



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>