Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

15/09/2014 08:31 - Descontos perdem efeito, e venda se desacelera nos supermercados

Promoções, implantadas em 2013, deixaram de impulsionar compras desde março, mostra estudo
Número de visitas aos pontos de venda também caiu, o que indica que cliente se restringe ao essencial



A proliferação de descontos e o resgate dos velhos "pague dois e leve três", estratégias de contenção de preços intensificadas por supermercados desde o ano passado para atrair de volta os consumidores afastados pela inflação, já começa a se esgotar.

Um novo estudo do instituto Nielsen, que será divulgado na próxima semana, aponta que o crescimento das vendas perdeu fôlego a partir de fevereiro, apesar dos esforços dos fabricantes para atenuar o repasse da alta dos custos de produção.

Quando no segundo bimestre de 2013, o varejo e a indústria de abastecimento do lar (alimentos, bebidas e itens de limpeza e higiene) colocaram mais embalagens promocionais e descontos nas gôndolas para segurar os preços, apertando suas margens de lucro, o objetivo era conter uma retração de vendas que chegava a -3,4%.

O avanço do volume vendido, por consequência, reagiu progressivamente até alcançar um aumento de 6,9% no primeiro bimestre deste ano, mostrando que, mesmo no cenário de inflação aliada a endividamento e redução do poder aquisitivo da população, era possível estimular as vendas e ganhar com a alta de giros.

Neste intervalo, a variação do preço (já deflacionado) cedeu de 3,4% para 1,9%.

Desde março, porém, a estratégia de usar promoções para vender mais, ganhando menos por unidade vendida, se desgastou. O achatamento dos preços teve um freio enquanto a elevação do volume de vendas perdeu fôlego.

SÓ O NECESSÁRIO

"Além disso, o número de visitas aos pontos de venda caiu 2% entre o primeiro e o segundo trimestres e o gasto médio deflacionado se retraiu em 2,7%. Isso mostra uma tendência do consumidor de se abastecer indo comprar só o necessário", diz Sabrina Balhes, analista do Nielsen.

Para Balhes, a conjuntura força o setor a se questionar até que ponto ainda é vantajosa a estratégia de ganhar no giro dos produtos com preços menores.

"Acabou a sazonalidade do começo do ano. É preciso rentabilizar", afirma Balhes.

Para o professor João Carlos Lazzarini, da FIA-Provar, algumas categorias de produtos e certas marcas conseguem prolongar o efeito das promoções.

"A restrição no consumo leva à fadiga dos descontos", diz o economista Guilherme Dietze, da FecomercioSP.

A intenção de consumo das famílias paulistanas calculado pela entidade caiu 13,5% nos últimos oito meses.

compre dois, leve três

O efeito das promoções nas vendas, até março:
- aumentos de preço passaram de 3,4% para 1,9%
- aumento nas vendas chegou a 6,9% no primeiro bimestre



Veículo: Folha de S. Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>