Economia
09/02/2009 15:44 - Exportações com escala no Chile pagam menos imposto
Ao mesmo tempo em que recebe as más notícias da balança comercial de janeiro - déficit de US$ 518 milhões, pior resultado em oito anos -, a indústria verde-amarela vislumbra a chance de expandir as vendas utilizando o Chile como plataforma para exportações. A vantagem é dupla: acesso a mercados gigantescos como China, Estados Unidos, União Européia e Índia e imposto zero de importação. Em itens como calça jeans, o ganho pode alcançar 35% do preço final. Mas a iniciativa já é alvo de críticas sindicais por conta da exportação também de empregos.
A sedução do Chile se dá pelos Tratados de Livre Comércio (TLC), estabelecidos bilateralmente com 48 países. Graças a esses acordos, os produtos "made in Chile" têm acesso privilegiado aos maiores importadores do planeta, sem falar em prateleiras quase inacessíveis para o Brasil, como as mexicanas. Um mercado que, no total, é avaliado em 3 bilhões de consumidores.
Para usufruir das vantagens dos TLC, as empresas devem abrir unidades fabris no Chile ou formar joint ventures com empreendedores locais, fornecendo insumos. Essa é a regra para que os produtos tenham isenção total ou usufruam de taxas de importação menores
Veículo: Gazeta Mercantil
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País